quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mostra de Projetos EMEI TITICO- 2010


MOSTRA DE PROJETOS EMEI TITICO-2010

PROJETO ALIMENTAÇÃO

JUSTIFICATIVA
Observando o comportamento das crianças em relação à hora das refeições, nota-se certa rejeição de alguns alimentos. É preciso orientá-los para que sejam capazes de valorizar todos os tipos de alimentos em busca de uma alimentação balanceada. É com este objetivo que realiza-se o presente projeto.
  OBJETIVOS
1. Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2. Expressar-se através de canções;
3. Ouvir e transmitir pequenos recados;
4. Familiarizar-se com símbolos escritos observando rótulos, placas, cartazes, entre outros, presentes no dia-a-dia das crianças;
5. Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
6. Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
7. Produzir livremente desenhos e escrita;
8. Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
9. Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
10.    Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
1. Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
11.    Reconhecer formas, cores, tamanhos,
12.    Resolver problemas simples através de situações concretas;
13.    Classificar (organizar objetos de acordo com suas semelhanças), seriar (organizar  por classes) e conservar (organizar objetos estabelecendo relação tamanho, volume, quantidade);
14.    Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene em relação a alimentação;
15.    Compreender a importância das frutas e alimentos para o nosso organismo;
16.    Desenvolver a socialização, criatividade e imaginação;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Adivinhas;
·         Receitas;
·         Salada de frutas;
·         Fantoches;
·         Poemas;
·         Trabalhando com rótulos;
·         Visita a mercado, fruteira, horta, padaria...
·         Canções;
·         Jogos;
·         Mascaras;
·         Colagem;
·         Modelagem;
·         Recorte;
·         Bingo;
·         Dominó;

PROJETO FOLCLORE E SEMANA DA PÁTRIA

JUSTIFICATIVA
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, músicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, enfim tudo que faz parte da cultura da memória de um povo, sendo esse conjunto peça fundamentais que formam o jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece e se torna importante a cultura do nosso país. Proporcionando situações em que a criança aprendam como foi o nosso país o que tem nele e como podemos cuida-lo.

OBJETIVOS
1.      Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2.      Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
3.      Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
4.      Desenvolver atenção, observação e memória fazendo associações e interpretações;
5.      Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
6.      Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
7.      Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
8.      Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
9.      Organizar-se nas atividades diárias;
10.  Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
11.  Participar de festividades da Escola e da Comunidade;
12.  Resolver problemas simples através de situações concretas;
13.  Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
14.  Resgatar e valorizar o folclore brasileiro nossa cultura;
15.  Produzir livremente desenho;
16.  Familiarizar-se com símbolos, cartazes, bandeiras, entre outros presentes no dia-a–dia;
17.  Utilização de contagem oral nas brincadeiras e situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade;
18.  Reconhecer bandeira nacional;
19.  Despertar nos alunos os interesses por nossas tradições;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Lendas, costumes, brincadeiras de roda, Recorte, Colagem,Rasgadura;
·         Pintura;
·         Cantigas;
·         Adivinhações;
·         Construção de brinquedos de com sucata;
·         Rodas cantadas;
·         Ouvir músicas que tratem do tema;
·         Culinária;
·         Confecção de cartaz;
·         Reconhecer cores e formas
·         Poemas sobre a pátria;
·         Visualização e reconhecimento do nosso país ( mapa);
·         Passeio;
·         Desfile cívico;
·         Brincadeiras (amarelinha, estátua, pegador, quatro cantos...)
·         Jogos;


PROJETO PRIMAVERA E DIA DA ÁRVORE

JUSTIFICATIVA
Vivenciar a alegria da estação com presença multi colorida das flores, levando a criança a contemplaras suas maravilhas e o bem estar que a convivência da natureza proporciona;

OBJETIVOS
1.    Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2.    Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
3.    Ouvir e transmitir pequenos recados;
4.    Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas;
5.    Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
6.    Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
7.    Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
8.    Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
9.    Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
10.       Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
11.       Construir objetos e maquetes com material de sucata;
12.       Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
13.       Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
14.       Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
15.       Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade.
16.       Observar mudanças ocorridas na natureza identificando as estações do ano e suas características;
17.       Observar o ciclo da vida de pessoas animais e plantas;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Plantio de mudas;
·         Passeio;
·         Jogos;
·         brincadeiras;
·         Canções;
·         Móbiles;
·         Pintura, dobradura, recortes, modelagens;
·         Histórias;
·         Painéis;
·         Desenho;
·         Montagem com sucata,
·         Máscara das flores;


PROJETO DIA DAS CRIANÇAS

JUSTIFICATIVA
Organizamos este projeto de trabalho para reconhecer que toda criança tem o direito de ser feliz, valorizada, respeitada e amada.

OBJETIVOS
1.    Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2.    Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas;
3.    Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
4.    Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
5.    Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
6.    Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
7.    Desenvolver atenção, observação e memória fazendo associações e interpretações;
8.    Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
9.    Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
10.       Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
11.       Desenvolver atenção, observação e memória fazendo associações e interpretações;
12.       Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
13.       Resolver problemas simples através de situações concretas;
14.       Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade;
15.       Observar o ciclo da vida de pessoas animais e plantas;
16.       Construir e respeitar regras de convivência;
17.       Desenvolver hábitos de cortesia, capacidade de tolerância, convivendo com suas frustrações e superando limitações;
18.       Participar de festividades da Escola e da Comunidade;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Passeio;
·         Brincadeiras;
·         Festa dia da criança;
·         Dia do meu brinquedo preferido;
·         Canção;
·         Desenho;
·         Colagem;
·         Recorte;
·         Oração das crianças;
·         Confecção de brinquedos de sucata;
·         Confecção de cartazes;
·         Poesia;

PROJETO MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA
Somos todos responsáveis pelo futuro do nosso planeta e do meio ambiente. É acreditando nessa afirmação que este projeto será realizado. E para que possamos ter um bom resultado, é necessário fazer com que as crianças saibam desde já, respeitar e cuidar do planeta terra e do meio ambiente e porque devemos preservá-lo.

OBJETIVOS
1.      Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2.      Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
3.      Reconhecer diferentes modalidades de linguagem;
4.      Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
5.      Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
6.      Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
7.      Produzir livremente desenhos e escrita;
8.      Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
9.      Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
10.  Reconhecer elementos da natureza conscientizando-se da importância de sua preservação para a preservação da vida;
11.  Perceber a ligação do homem com natureza;
12.  Compreender ciclo de vida;
13.  Perceber a importância do homem na transformação do meio em que vivemos;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Dominós;
·         Desenhos;
·         Plantio de arvores e verduras;
·         Jogo de memória;
·         Pintura com lápis, giz de cera;
·         Colagem, rasgadura;
·         Brincadeiras;
·         Modelagem;
·         Histórias;
·         Móbiles;
·         Ginástica cantada;
·         Passeio ecológico;
·         Painel coletivo;
·         Boliche;
·         Atividades com jornal;
·         Jogos de encaixe;
·         Trabalho com folhas secas( colagem, pintura..)

PROJETO COPA DO MUNDO

JUSTIFICATIVA
O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país. Em ano de copa do mundo, essa paixão tornou-se mais forte nos corações verdes amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os ambientes.
Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre as crianças, justifica-se a aplicaçlão do presente projeto. Neste período da copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido as aulas conhecer e saber um pouco mais sobre a áfrica do sul.

OBJETIVOS
1.      Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2.      Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
3.      Reconhecer diferentes modalidades de linguagem;
4.      Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
5.      Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
6.      Produzir livremente desenhos e escrita;
7.      Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
8.      Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
9.      Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
10.  Organizar-se nas atividades diárias;
11.  Reconhecer bandeira do Brasil;
12.  Reconhecer partes do corpo, funções e cuidados;
13.  Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
14.  Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade.

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Desenho livre;
·         Pintura;
·         Recorte, colagem;
·         Confecção de adornos, enfeites pra sala (bandeiras, bolas...)
·         Pintura com têmpera;
·         Histórias;
·         Brincadeiras;
·         Jogos, montagens;
·         Confecção de cartazes;


PROJETO FESTA JUNINA

JUSTIFICATIVA
Destacando e sabendo que a festa junina faz parte do nosso folclore, sendo esses o motivo das suas comemorações e que ainda proporcionam a sociabilidade e integração da comunidade escolar.

OBJETIVOS
20.  Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
21.  Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
22.  Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
23.  Desenvolver atenção, observação e memória fazendo associações e interpretações;
24.  Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
25.  Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
26.  Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
27.  Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
28.  Organizar-se nas atividades diárias;
29.  Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
30.  Participar de festividades da Escola e da Comunidade;
31.  Resolver problemas simples através de situações concretas;
32.  Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
33.  Resgatar e valorizar o folclore brasileiro nossa cultura;

ATIVIDADES PROPOSTAS
Colagem com materiais diversos;
·         Pintura;
·         Desenhos;
·         Musicas junina;
·         Produção de pipoca;
·         Histórias;
·         Confecção de máscaras;
·         Mural festa junina;
·         Brincadeiras;
·         Canções;
·         Atividades matemáticas;
·         Instrumentos com material reciclável;
·         Atividades tapete das sensações;
·         Bingo;
·         Jogo de memória;
·         Decoração da sala como motivos juninos;


PROJETO SEMANA FARROUPILHA (Dia do Gaúcho)

JUSTIFICATIVA
Somos gaúchos, por isso precisamos valorizar e conhecer hábitos e costumes do nosso estado. Devemos mostrar a importância e o conhecimento pelas tradições.

OBJETIVOS
1.      Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2.      Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
3.      Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
4.      Desenvolver atenção, observação e memória fazendo associações e interpretações;
5.      Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
6.      Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
7.      Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
8.      Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
9.      Organizar-se nas atividades diárias;
10.  Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
11.  Participar de festividades da Escola e da Comunidade;
12.  Resolver problemas simples através de situações concretas;
13.  Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
14.  Resgatar e valorizar o folclore brasileiro nossa cultura;
15.  Produzir livremente desenho;
16.  Familiarizar-se com símbolos, cartazes, bandeiras, entre outros presentes no dia-a–dia;
17.  Utilização de contagem oral nas brincadeiras e situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade;
18.  Reconhecer bandeira do Rio Grande do Sul;
19.  Despertar nos alunos os interesses por nossas tradições;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         História sobre as tradições;
·         Mateada;
·         Confecção de cartazes com trazes típicos;
·         Recorte, colagem;
·         Desenho livre;
·         Vestimentas;
·         Comidas;
·         Bebidas, típicas;
·         Músicas e poesias gaúchas;
·         Bandeira do Rio Grande do Sul;
·         Hino do Rio Grande;
·         Danças;
·         Casais tipicamente vestidos;
·         Churrasco;
·         Brincadeiras;
·         Jogos;
·         Gaitaço e festa;

PROJETO HIGIENE

JUSTIFICATIVA
Este projeto realiza-se para que a criança possa aprender a cuidar de seu corpo tendo orientação básica de autoconhecimento de higiene pessoal, garantindo sua boa aparência e saúde;

OBJETIVOS
1.        Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
2. Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene corporal;
3. Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
4. Incentivar a criatividade;
5. Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene bucal;
6. Identificar objetos de higiene bucal;
7. Incentivar na prevenção contra cáries e tratamento dentário;
8. Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
9. Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
10.    Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
11.    Resolver problemas simples através de situações concretas;
12.    Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
13.    Desenvolver hábitos de higiene;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Histórias;
·         Canções;
·         Brincadeiras dirigidas;
·         Caça-figuras;
·         Quebra-cabeça;
·         Recorte e colagem;
·         Móbiles;
·         Máscara;
·         Pinturas;
·         Desenho;
·         Sessão historiada;
·         Dedoches;
·         Recorte e montagem;

PROJETO PRIMAVERA E DIA DA ÁRVORE

JUSTIFICATIVA
Vivenciar a alegria da estação com presença multi colorida das flores, levando a criança a contemplaras suas maravilhas e o bem estar que a convivência da natureza proporciona;

OBJETIVOS
18.       Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
19.       Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
20.       Ouvir e transmitir pequenos recados;
21.       Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas;
22.       Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
23.       Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
24.       Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
25.       Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
26.       Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
27.       Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
28.       Construir objetos e maquetes com material de sucata;
29.       Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
30.       Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
31.       Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
32.       Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade.
33.       Observar mudanças ocorridas na natureza identificando as estações do ano e suas características;
34.       Observar o ciclo da vida de pessoas animais e plantas;

ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Plantio de mudas;
·         Passeio;
·         Jogos;
·         brincadeiras;
·         Canções;
·         Móbiles;
·         Pintura, dobradura, recortes, modelagens;
·         Histórias;
·         Painéis;
·         Desenho;
·         Montagem com sucata,
·         Máscara das flores;

Observação: Os referidos projetos foram desenvolvidos nas turmas do Maternal A e B, Pré Escolar Nível A
EQUIPE DE TRABALHO DA EMEI TTITICO
Reginara de Oliveira
Ana Dinara Geraldo da silva
Elisete Mussart da silva
Anadir redin
Cricelda da Silva Furlan
Tatiane Lurdes Homirich

Nenhum comentário:

Postar um comentário