quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mostra de Projetos EMEI TIA BENA- 2010

                                

MOSTRA DE PROJETOS EMEI TIA BENA- 2010

PROJETO DE TRABALHO


TEMA: CONHECENDO O MEU CORPO E OS CUIDADOS PARA COM ELE
TURMA: MATERNAL B
PERÍODO: 20 DE ABRIL à 12 DE MAIO

JUSTIFICATIVA
 PARA QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVAM SEUS SENTIDOS, CONHEÇAM O PRÓPRIO CORPO E PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DO MESMO CRIANDO HÁBITOS DE HIGIÊNE PESSOAL, RECONHECENDO OS MEMBROS QUE O COMPÕE E A IMPORTÂNCIA DE CADA UM NO SEU DESENVOLVIMENTO ELABOREI ESTE PROJETO EM CULMINÃNCIA COM O DIA DAS MÃES E SUA REAL IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADO.

OBJETIVOS
  • DESEVOLVER O RACIOCÍNIO;
  • VIVENCIAR MOMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA ATRAVÉS DE RECORTE, RASGADURA E COLAGEM;
  • DESENVOLVER HABILIDADES FÍSICAS;
  • ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO, FANTASIA, LINGUAGEM E EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES;
  • ESTABELECER O CONCEITO DE LIMITE;
  • CONCIENTIZAR-SE DE SUA IMPORTÂNCIA E DOS OUTROS;
  • ENTROZAR-SE COM O GRUPO E IDENTIFICAR-SE COMO PARTE INTEGRANTE DELE;
  • RECONHECER SEU NOME E O DO COLEGA;
  • ESTABELECER ATIVIDADES DE ROTINA;
  • INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS, NECESSÁRIAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO;
  • ESTIMULAR A CONVERSAÇÃO, COMUNICAÇÃO E IMAGINAÇÃO;
  • PARTICIPAR DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM GRUPO;
  • DESENVOLVER HÁBITOS DE CORTESIA;
  • IDENTIFICAR PARTES DO CORPO;
  • EXPLORAR SEU PRÓPRIO CORPO, EXPERIMENTANDO DIFERENTES MOVIMENTOS;
  • EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS;
  • IDENTIFICAR DIFERENTES SABORES E CHEIROS;
  • CONSCIENTIZAR DA IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE HIGIÊNE CORPORARL E BUCAL;
  • RECONHECER A FIGURA MATERNA COMO PRESENTE VALIOSSO DE DEUS;
  • RECONHECER SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSAS VIDAS;
  • TRABALHAR LATERALIDADE, FREIO INIBITÓRIO, COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO.

PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • CANÇÕES, HISTÓRIAS E DRAMATIZAÇÕES;
  • CDS E DVDS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES INFANTIS;
  • DESENHO, PINTURA E COLAGEM;
  • QUEBRA-CABEÇA;
  • JOGOS DE ENCAIXE, DE MONTAR E BLOCOS DE MADEIRA;
  • BOLICHE;
  • ATIVIDADES LIVRES E DIRIGIDAS COM BOLAS, PNEUS, CAIXA DE AREIA, PRACINHA E CORDAS;
  • BRINQUEDOS VARIADOS.
  • JORNAIS, REVISTAS E LIVROS;
  • SESSÃO HISTORIADA, CAIXA SURPRESA;
  • MASSA DE MODELAR;
  • RECORTE E COLAGEM, SESSÃO HISTORIADA;
  • CANÇÕES PARA A MAMÃE;
  • MASSA DE MODELAR;
  • CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE VISUALIZAÇÃO DE GRAVURAS;
  • CONFECÇÃO DE PORTA-ESCOVA DE DENTE;
  • CONSTRUÇÃO DE MURAL;
  • COLAGEM COM BARBANTE;
  • CONFECÇÃO DE CATAZ, CARTÃO E LEMBRANÇA PARA A MAMÃE.
PROJETO DE TRABALHO


TEMA:  A IMPORTÂNCIA DA HIGIÊNE BUCAL, CORPORAL E DOS SENTIDOS EM NOSSO DIA-A-DIA
TURMA: PRÉ A
PERÍODO: 20 DE MAIO à 11 DE JUNHO

JUSTIFICATIVA
ACREDITANDO SER DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA ESTIMULAR A CRIANÇA A INTERAGIR COM TUDO QUE A CERCA, MANTER CONTATO COM PESSOAS E OBJETOS, PEGAR E APALPAR, CHEIRAR, DEGUSTAR, VER E OUVIR, APRENDENDO A CUIDAR DE SEU CORPO, TENDO ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE AUTO-CONHECIMENTO DE HIGIÊNE PESSOAL E BUCAL, GARANTINDO SUA BOA APARÊNCIA E SAÚDE, JUSTIFICA-SE A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO NA BUSCA DE DESAFIOS ÀS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES CONCRETAS QUE FORNEÇAM A EXPLORAÇÃO, DESCOBERTA, OBSERVAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, COMPARAÇÃO E A ANÁLISE NA TENTATIVA DE ESTIMULAR A CRIANÇA A CRIAR HÁBITOS SAUDÁVEIS E INDISPENSÁVEIS NO SEU DIA-A-DIA.

OBJETIVOS
  • EXPRESSAR-SE ATRAVÉS DE CANÇÕES, HISTÓRIAS E ATIVIDADES FÍSICAS;
  • DESENVOLVER A LINGUAGEM AMPLIANDO SEU VOCABULÁRIO;
  • VIVENCIAR ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA ATRAVÉS DE RECORTE, COLAGEM E PINTURA;
·         DESENVOLVER A CAPACIDADE DE PRESTAR ATENÇÃO, SABER OUVIR E OBEDECER ORDENS;
  • RECONHECER DIAS DA SEMANA, MESES DO ANO E AS ESTAÇÕES;
  • ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO;
  • CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DA IMPORTÂNCIA DA HIGIÊNE CORPORAL E BUCAL;
  • IDENTIFICAR OBJETOS DE USO CORPORAL E BUCAL;
  • INCENTIVAR AS CRIANÇAS PARA A PREVENÇÃO CONTRA CÁRIES E A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DENTÁRIO;
  • PREVINIR OS ALUNOS CONTRA OS PIOLHOS;
  • DESENVOLVER MOTRICIDADE  FINA, AMPLA, COORDENAÇÃO, PERCEPÇÃO VISUAL, TATO, OLFATO, PALADAR, ESPACIAL E AUDITIVA, LINGUAGEM, RACIOCÍNIO LÓGICO, CRIATIVIDADE, FREIO INIBITÓRIO E COOPERAÇÃO;
  • PRODUZIR RELATOS EM CONVERSAS E EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS

PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ORALMENTE E ATRAVÉS DE GRAVURAS;
  • JOGOS – ENGENHEIRO, MEMÓRIA, ENCAIXE, QUEBRA-CABEÇA;
  • CAIXA DA HIGIÊNE;
  • CONFECÇÃO DE PIOLHOS COM SUCATA;
  • DRAMATIZAÇÃO DOS HÁBITOS DE HIGIÊNE ( BANHO, ESCOVAÇÃO, ...);
  • SESSÃO HISTORIADA;
  • CONJECÇÃO DO MURAL DA HIGIÊNE E DOS SENTIDOS;
  • ATIVIDADES FÍSICAS VARIADAS;
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LIVROS, CDS E DVDS;
  • BINGO DOS SENTIDOS;
  • FILMES EM DVDS;
  • DESENHO E PINTURA;
  • CONFECÇÃO DO FANTOCHE – BOQUITA;
  • CONFECÇÃO DE DENTES EM GARRAFAS PET;
  • CANTIGAS DE RODA.
PROJETO DE TRABALHO


TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
PERÍODO: DE 04 à 30 DE JUNHO DE 2010

JUSTIFICATIVA
 ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR, DISCUTIR E DESENVOLVER ASSUNTOS QUE  ESTEJAM RELACIONADOS A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, AUMENTANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS QUANTO AOS MAIS VARIADOS TIPOS DE ALIMENTOS, OPORTUNIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE SABORES, SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DOS MESMOS PARA NOSSA SAÚDE E CRESCIMENTO EM CULMINÂNCIA COM AS FESTAS JUNINAS.

OBJETIVOS
  • DESEVOLVER O RACIOCÍNIO;
  • VIVENCIAR MOMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA ATRAVÉS DE RECORTE, RASGADURA E COLAGEM;
  • DESENVOLVER HABILIDADES FÍSICAS;
  • ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO, FANTASIA, LINGUAGEM E EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES;
  • CONCIENTIZAR-SE DE SUA IMPORTÂNCIA E DOS OUTROS;
  • ENTROZAR-SE COM O GRUPO E IDENTIFICAR-SE COMO PARTE INTEGRANTE DELE;
  • ESTABELECER ATIVIDADES DE ROTINA;
  • INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS, NECESSÁRIAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO;
  • ESTIMULAR A CONVERSAÇÃO, COMUNICAÇÃO E IMAGINAÇÃO;
  • PARTICIPAR DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM GRUPO;
  • DESENVOLVER HÁBITOS DE CORTESIA;
  • EXPLORAR SEU PRÓPRIO CORPO, EXPERIMENTANDO DIFERENTES MOVIMENTOS;
  • EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS;
  • TRABALHAR LATERALIDADE, FREIO INIBITÓRIO, COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO;
  • UTILIZAR CONTAGEM ORAL;
  • INCENTIVAR BONS HÁBITOS  ALIMENTARES;
  • IDENTIFICAR COR, TEXTURA E SABOR DE DIFERENTES ALIMENTOS;
  • CONSCIENTIZAR DA IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS;
  • RECONHECER COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS;
  • DEGUSTAR DIFERENTES TIPOS DE ELIMENTOS;
  • RECONHECER AS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL;
  • CONHECER A HISTÓRIA E CRENÇAS DA DATA DE SÃO JOÃO.

PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • CANÇÕES, HISTÓRIAS E DRAMATIZAÇÕES;
  • CDS E DVDS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES INFANTIS;
  • DESENHO, PINTURA E COLAGEM;
  • QUEBRA-CABEÇA, BOLICHE E BOLICHE;
  • JOGOS DE ENCAIXE, DE MONTAR E BLOCOS DE MADEIRA;
  • ATIVIDADES LIVRES E DIRIGIDAS COM BOLAS, PNEUS, CAIXA DE AREIA, PRACINHA E CORDAS;
  • BRINQUEDOS VARIADOS.
  • JORNAIS, REVISTAS E LIVROS;
  • SESSÃO HISTORIADA;
  • CAIXA SURPRESA;
  • MASSA DE MODELAR;
  • RECORTE E COLAGEM;
  • SESSÃO HISTORIADA;
  • MASSA DE MODELAR;
  • CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE VISUALIZAÇÃO DE GRAVURAS;
  • FANTOCHES E DEDOCHES;
  • COLCHÃO PARA CAMBALHOTA;
  • PERCORRER CIRCUITO  PARA DESENVOLVER COORDENAÇÃO;
  • GOLEIRA,
  • CIRCUITO SENSÓRIO MOTOR.;
  • CONFECÇAÕ DE VISEIRA PARA A COPA;
  • CONFECCIONAR PAINÉL DA COPA;
  • CONSTRUÇAÕ DE MURAL DOS ALIMENTOS;
  • CONFECÇÃO DE CONVITE PARA FESTA DE SÃO JÕAO;
  • VISITA E ENTRE DE MERENDA PARA AS FÁBRICAS SCHIMIDT E MITHIELLI CALÇADOS;
FESTA DE SÃO JOÃO NA ESCOLA JUNTAMENTE COM OS ANIVERSARIANTES DESTE 1° SEMESTRE.



PROJETO DE TRABALHO


TEMA: MEIOS DE TRANSPORTES E AS PROFISSÕES
TURMA: PRÉ A
PERÍODO: 09  à 20 DE AGOSTO DE 2010

JUSTIFICATIVA
 RECONHECER OS VÁRIOS MEIOS DE TRANSPORTES QUE EXISTEM COM ATIVIDADES QUE PROPORCIONEM INTERESSE E INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS. TAMBÉM MOSTRAR  A IMPORTÃNCIA QUE OS MEIOS DE TRANSPORTE TEM PARA NOSSA VIDA A CADA DIA.

OBJETIVOS
  • CONHECER VÁRIOS MEIOS DE TRANSPORTES QUE EXISTEM;
  • RECONHECER A IMPORTÃNCIA QUE OS MEIOS DE TRANSPORTES TÊM PARA NÓS;
  • VIVENCIAR MOMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM, RECORTE, CONFECÇÃO COM SUCATA;
  • OBSERVAR COMO SÃO UTILIZADOS OS MEIOS DE TRANSPORTE;
  • RESPEITAR LEIS DE TRÂNSITO;
  • CONHECER OS VÁRIOS TIPOS DE  PROFISSÕES QUE EXISTEM;
  • RECONHECER  A IMPORTÃNCIA EM TERMOS DE PROFISSÃO;
  • VALORIZAR AS PROFISSÕES DESDE A MAIS SIMPLES;
  • IDENTIFICAR PROFISSÃO DO PAI E MÃE.
      
 PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • BRINCADEIRAS VARIADAS NA SALA E PÁTIO;
  • CANÇÕES, CANTIGAS DE RODA;
  • CDS E DVDS;
  • DESENHO E PINTURA COM LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA E TÊMPERA;
  • RECORTE, COLAGEM E MONTAGEM;
  • JOGOS, QUEBRA-CABEÇA, BLÓCOS LÓGICOS E JOGOS DE MEMÓRIA;
  • PASSEIO DE OBSERVAÇÃO;
  • CDS E DVDS (HISTÓRIAS E CANÇÕES);
  • CONFECÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTES COM  SUCATA;
  • HORA DO CONTO E DA NOVIDADE.
PROJETO DE TRABALHO


TEMA: CONHECENDO AS PROFISSÕES E A INFLUÊNCIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL LOCAL
PERÍODO: 03 À 31 DE AGOSTO DE 2010

JUSTIFICATIVA
ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO CONHECER E IDENTIFICAR AS MAIS DIVERSAS PROFISSÕES AUMENTANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS QUANTO AS SUAS ATIVIDADES E OPORTUNIZANDO A DIFERENCIAÇÃO DE CADA UMA, SALIENTANDO A IMPORTÃNCIA DAS MESMAS PARA A  NOSSAS VIDA, EM CULMINÃNCIA COM O DIA DOS PAIS E O FOLCLÓRE.

OBJETIVOS
  • DESEVOLVER O RACIOCÍNIO;
  • VIVENCIAR MOMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA ATRAVÉS DE RECORTE, RASGADURA E COLAGEM;
  • DESENVOLVER HABILIDADES FÍSICAS;
  • ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO, FANTASIA, LINGUAGEM E EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES;
  • CONCIENTIZAR-SE DE SUA IMPORTÂNCIA E DOS OUTROS;
  • ENTROZAR-SE COM O GRUPO E IDENTIFICAR-SE COMO PARTE INTEGRANTE DELE;
  • ESTABELECER ATIVIDADES DE ROTINA;
  • INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS, NECESSÁRIAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO;
  • ESTIMULAR A CONVERSAÇÃO, COMUNICAÇÃO E IMAGINAÇÃO;
  • PARTICIPAR DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM GRUPO;
  • DESENVOLVER HÁBITOS DE CORTESIA;
  • EXPLORAR SEU PRÓPRIO CORPO, EXPERIMENTANDO DIFERENTES MOVIMENTOS;
  • EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS;
  • TRABALHAR LATERALIDADE, FREIO INIBITÓRIO, COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO;
  • UTILIZAR CONTAGEM ORAL;
  • MANUSEAR MATERIAIS IMPRESSOS;
  • DESENVOLVER NOÇÕES DE QUANTIDADE, ESPAÇO E TEMPO;
  • RELATAR FATOS COTIDIANOS;
  • COMPREENDER A IMPORTÃNCIA DAS PROFISSÕES;
  • IDENTIFICAR AS PROFISSÕES;
  • OBSERVAR PROFISSÕES QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO;
  • RECONHECER A IMPORTÃNCIA DA FIGURA PATERNE EM NOSSA VIDA;
  • CONHECER A PROFISSÃO DO PAI DE CADA UM;
  • RECORDAR O NOME DO PAI;
  • CONHECER NOSSO FOLCLÓRE;
  • CONHECER LENDAS E PERSONAGENS FOLCLORICOS;
  • INCENTIVAR A VALORIZAÇÃO E O RESPEITO PELAS DIFERENTES FORMAS DE VIVER DE DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS.

PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • CANÇÕES, HISTÓRIAS E DRAMATIZAÇÕES;
  • CDS E DVDS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES INFANTIS;
  • DESENHO, PINTURA E COLAGEM;
  • QUEBRA-CABEÇA, BOLICHE E BOLICHE;
  • JOGOS DE ENCAIXE, DE MONTAR E BLOCOS DE MADEIRA;
  • ATIVIDADES LIVRES E DIRIGIDAS COM BOLAS, PNEUS, CAIXA DE AREIA, PRACINHA E CORDAS;
  • BRINQUEDOS VARIADOS.
  • JORNAIS, REVISTAS E LIVROS;
  • SESSÃO HISTORIADA;
  • CAIXA SURPRESA;
  • RECORTE E COLAGEM;
  • SESSÃO HISTORIADA;
  • MASSA DE MODELAR;
  • CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE VISUALIZAÇÃO DE GRAVURAS;
  • FANTOCHES E DEDOCHES;
  • COLCHÃO PARA CAMBALHOTA;
  • PERCORRER CIRCUITO  PARA DESENVOLVER COORDENAÇÃO;
  • GOLEIRA,
  • CIRCUITO SENSÓRIO MOTOR.;
  • CONFECÇÃO DE FANTOCHE DAS PROFISSÕES;
  • CONFECÇÃO DE MURAL PARA OS PAIS, CARTÃO E LEMBRANÇA;
  • CONFECÇÃO DE SACI, BOITATÁ E CHAPÉU DE SOLDADO COM SUCATA;
  • LENDAS REGIONAIS CONTADAS E OBSERVAÇÃO DE FOTOS E GRAVURAS.

SUBSÍDEOS
  • DIA-A-DIA DO PROFESSOR;   COLEÇÕES INFANTIS;
  • INTERNET: PAINÉL CRIATIVO-PROF. GEGÊ-AMIGA DA EDUCAÇÃO;   COLEÇÃO CD TEKA;
  • VIAGEM PELO SABER;  COLEÇÃO DE LIVROS E DE LENDAS FOLCLÓRICAS
  • BAÚ DO PROFESSOR; 

PROJETO DE TRABALHO


TEMA: HOMENAGEANDO NOSSA PÁTRIA, EXALTANDO O RIO GRANDE DO SUL NA SEMANA FARROUPILHA E O RECONHECIMENTO DO VALOROSO GAÚCHO
PERÍODO: 01 À 30 DE SETEMBRO DE 2010 


JUSTIFICATIVA
 RECONHECENDO A REAL IMPORTÃNCIA DE HOMENAGEAR NOSSA PÁTRIA, EM CULMINÃNCIA COM OS FESTEJOS DE NOSSO ESTADO QUE SÃO A SEMANA FARROUPILHA E O DIA DO GAÚCHO, ELEBOREI ESTE PROJETO COM A INTENÇÃO DE PASSAR PARA MEUS ALUNOS O CONHECIMENTO DE NOSSAS RAÍZES, HÁBITOS E COSTUMES HERDADOS POR NOSSOS ANTEPASSADOS E CUIDADOSAMENTE MANTIDOS POR GERAÇÕES E GERAÇÕES. ENDENDO QUE, A MELHOR MANEIRA DE CULTIVAR NOSSA TRADIÇÃO É CONHECER NOSSA HISTÓRIA PARA CONTINUAR ESTE LEGADO.

OBJETIVOS
  • DESEVOLVER O RACIOCÍNIO;
  • VIVENCIAR MOMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA ATRAVÉS DE RECORTE, RASGADURA E COLAGEM;
  • DESENVOLVER HABILIDADES FÍSICAS;
  • ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO, FANTASIA, LINGUAGEM E EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES;
  • CONCIENTIZAR-SE DE SUA IMPORTÂNCIA E DOS OUTROS;
  • ENTROZAR-SE COM O GRUPO E IDENTIFICAR-SE COMO PARTE INTEGRANTE DELE;
  • ESTABELECER ATIVIDADES DE ROTINA;
  • INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS, NECESSÁRIAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO;
  • ESTIMULAR A CONVERSAÇÃO, COMUNICAÇÃO E IMAGINAÇÃO;
  • PARTICIPAR DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM GRUPO;
  • DESENVOLVER HÁBITOS DE CORTESIA;
  • EXPLORAR SEU PRÓPRIO CORPO, EXPERIMENTANDO DIFERENTES MOVIMENTOS;
  • EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS;
  • TRABALHAR LATERALIDADE, FREIO INIBITÓRIO, COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO;
  • UTILIZAR CONTAGEM ORAL;
  • MANUSEAR MATERIAIS IMPRESSOS;
  • DESENVOLVER NOÇÕES DE QUANTIDADE, ESPAÇO E TEMPO;
  • RELATAR FATOS COTIDIANOS;
  • COMPREENDER A RAZÃO DOS FESTEJOS DA SEMANA DA PÁTRIA;
  • INCENTIVAR O AMOR PELA PÁTRIA;
  • CONHECER AS BANDEIRAS DO BRASIL E DO RS, RECONHECENDO-AS COMO SÍMBOLOS DA PÁTRIA;
  • COMPREENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA GAÚCHO E HOMENEGEÁ-LO;
  • CONHECER HÁBITOS, COSTUMES E VESTIMENTAS GAÚCHAS;
  • RECONHECER MEIOS DE LOCOMOÇÃO DO GAÚCHO EM CULMINÃNCIA COM OS MEIOS DE TRANSPORTES EM GERAL;
  • ENGAJAR NOS MEIOS DE TRANSPORTE A SEMANA DO TRÂNSITO;
  • DISTINGUIR DIVERSOS MEIOS DE TRANSPORTES EXISTENTES;
  • RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR AS REGRAS DE TRÂNSITO;
  • COMEMORAR O DIA DA ÁRVORE E O INÍCIO DA PRIMAVERA;
  • RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE AGRADECER A DEUS PELE NOSSA PÁTRIA E TUDO QUE NELA EXISTE;
  • RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA A NOSSA VIDA;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
CANÇÕES, HISTÓRIAS E DRAMATIZAÇÕES, CDS E DVDS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES INFANTIS;
  • DESENHO, PINTURA E COLAGEM;
  • QUEBRA-CABEÇA, BOLICHE E BOLICHE;
  • JOGOS DE ENCAIXE, DE MONTAR E BLOCOS DE MADEIRA;
  • ATIVIDADES LIVRES E DIRIGIDAS COM BOLAS, PNEUS, CAIXA DE AREIA, PRACINHA E CORDAS;
  • BRINQUEDOS VARIADOS, JORNAIS, REVISTAS E LIVROS;
  • SESSÃO HISTORIADA E CAIXA SURPRESACAIXA;
  • MASSA DE MODELAR, RECORTE E COLAGEM, SESSÃO HISTORIADA;
  • CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE VISUALIZAÇÃO DE GRAVURAS;
  • FANTOCHES E DEDOCHES, COLCHÃO PARA CAMBALHOTA;
  • PERCORRER CIRCUITO  PARA DESENVOLVER COORDENAÇÃO; GOLEIRA, CIRCUITO SENSÓRIO MOTOR;
  • OBSERVAÇÃO DE DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTES ATRAVÉS DE PASSEIO E VISUALIZAÇÃO EM GRAVURAS E FILMES;
  • OBSERVAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE TRANSPORTES E PLACAS DE SINALIZAÇÃO;
  • OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DE PASSEIO DA S ÁRVORES EXISTENTE EM NOSSO MEIO;
  • CONFECÇÃO DE CAVALO COM LITRO PET;
  • DESFILE CARACTERIZADO COM PERSONAGENS INFANTIS;
  • CANÇÕES GAUCHESCAS E DANÇA;
  • VISITA DO SPANEVELLO E SEU GRUPO EM CONFRATERNIZAÇÃO PELO DIA DO GAÚHO;
  • CHURRASCO PARA AS CRIANÇAS;
  • PRESENÇA DE UM CAVALO PARA AS CRIANÇAS CONHECER E ANDAR NO PÁTIO DA ESCOLA;
  • RODA DE CHIMARRÃO;
  • CONFECÇÃO DE FLORES COM CAIXAS DE OVOS;
  • CONFECÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTES COM SUCATA;
  • PLANTIO DE FLORES NO PÁTIO DA ESCOLA;
  • DEGUSTAR BOLO DE MAÇA.

SUBSÍDEOS
  • DIA-A-DIA DO PROFESSOR;
  • INTERNET: PAINÉL CRIATIVO-PROF. GEGÊ-AMIGA DA EDUCAÇÃO, PROJETOA PEDAG. DINÃMICOS;
  • VIAGEM PELO SABER, BAÚ DO PROFESSOR, LIVRO CANTA E DANÇA;
  • COLEÇÕES INFANTIS, CDS E DVDS DE HISTÓRIAS E CANÇÕES, COLEÇÃO CD TEKA, COLEÇÃO DE LIVROS DE  LENDAS FOLCLÓRICAS

PROJETO DE TRABALHO


TEMA: BRINCANDO COM AS CORES
TURMA: MATERNAL A
PERÍODO: SETEMBRO – INDETERMINADO


JUSTIFICATIVA
 OBSERVANDO COMO O COLORIDO CHAMA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, ADOTEI ENTÃO ESTE TEMA CITADO PARA CRIAR ESTE PROJETO QUE VAI ENRIQUECER E DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE DOS MESMOS. APROVEITANDO O MOMENTO, FAREI CULMINÃNCIA COM AS DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS, OFERECENDO SUBSÍDEOS PÁRA QUE TENHAM CONTATO COM DIVERSAS CORES E MATERIAIS DE TEXTURAS DIFERENTES.

OBJETIVOS
  • CONVIVER EM GRUPO;
  • RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE DEUS EM SUAS VIDAS;
  • RESPEITAR OS COLEGAS;
  • ESTIMULAR  O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, LIMITES E AS PALAVRINHAS MÁGICAS NO DIA-A-DIA;
  • DESENVOLVER  NOÇÕES DE LATERALIDADE, EQUILÍBRIO, PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL E COORDENAÇÃO MOTORA;
  • DESPERTAR O GOSTO EM CONHECER E IDENTIFICAR DIFERENTES SONS E RITMOS;
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO E O RACIOCÍNIO PARA COISAS ROTINEIRAS DO DIA-A-DIA;
  • DESENVOLVER OS SENTIDOS;
  • DESENVOLVER HABILIDADES FÍSICAS E MOTORAS;
  • RECONHECER PARTES DO CORPO;
  • REPRODUZIR SONS;
  • REALIZAR  PASSEIOS DE OBSERVAÇÃO;
  • ESTIMULAR SUA IMAGINAÇÃO E FANTASIA;
  • CRIAR LAÇOS AFETIVOS;
  • OUVIR E REPRODUZIR HISTÓRIAS;
  • EXPLORAR DIFERENTES MATERIAIS;
  • EXPRESSAR-SE ORALMENTE E ATRAVÉS DE CANÇÕES;
  • ESTIMULAR MOVIMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DE COLAGEM, PINTURA, RASGADURA EM SUPERFÍCIES DIFERENTES;
  • IDENTIFICAR OBJETOS DE DIFERENTES TAMANHOS;
  • EXPLORAR DIFERENTES MATERIAIS;
  • COMEMORAR 7 DE SETEMBRO, DIA DO GAÚCHO, DIA DA ÁRVORE E INÍCIO DA PRIMAVERA;
  • ESTIMULAR AS SENSAÇÕES;
  • RECONHECER INDUMENTÁRIA GAÚCHA;
  • RECONHECER A IMPORTÃNCIA DAS ÁRVORES;
  • RESPEITAR AS FLORES NA NATUREZA;
  • REALIZAR ATIVIDADES REFERENTES ÁS DATAS EM QUESTÃO.

PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • RITMOS;
  • CANÇÕES;
  • DANÇAS;
  • HISTÓRIAS CONTADAS, DRAMATIZADAS E CRIADAS;
  • PRACINHA, CAIXA DE AREIA;
  • LIVROS E REVISTAS;
  • MINHOCÃO;
  • BRINQUEDOS;
  • MOTOCAS, BALÕES;
  • CAIXA SURPRESA, FANTOCHES;
  • DESENHO, PINTURA E COLAGEM;
  • CANTIGAS DE RODA;
  • BOLAS, PNEUS, ARCOS;
  • RODA CANTADA.
  • PINTURA COM DIVERSOS MATERIAIS EM DIVERSAS SUPERFÍCIES;
  • DVDS, CDS;
  • BALÕES;
  • MASSA DE MODELAR;
  • REVISTAS;
  • BLOCOS LÓGICOS;
  • PAINÉL SOBRE A ÁRVORE E A PRIMAVERA.

SUBSÍDEOS
  • COLEÇÃO DE LIVROS INFANTIS;
  • FAVINHO DE MEL;
  • VIAGEM PELO  SABER;
BERÇÁRIO NÍVEL I


PROJETO DE TRABALHO


TEMA: CRIANÇA FELIZ
TURMA: MATERNAL A
PERÍODO: OUTUBRO - INDETERMINADO

JUSTIFICATIVA
 POR SER ESTE O MÊS DA CRIANÇA, ELABOREI ESTE PROJETO COM MUITAS BRINCADEIRAS E HISTÓRIAS QUE DESPERTEM A IMAGINAÇÃO PARA ESTIMULAR O FAZ DE CONTA, A PERCEPÇAÕ E A DESCOBERTA DOS MISTÉRIOS E ENCANTOS DE SER CRIANÇA, APROVEITANDO A BELEZA DA PRIMAVERA PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES AO AR LIVRE, COM LIBERDADE FAVORECENDO SEU CRESCIMENTO PRAZERORO E DIGNO.

OBJETIVOS
  • CONVIVER EM GRUPO;
  • RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE DEUS EM SUAS VIDAS;
  • RESPEITAR OS COLEGAS;
  • ESTIMULAR  O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, LIMITES E AS PALAVRINHAS MÁGICAS NO DIA-A-DIA;
  • DESENVOLVER  NOÇÕES DE LATERALIDADE, EQUILÍBRIO, PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL E COORDENAÇÃO MOTORA;
  • DESPERTAR O GOSTO EM CONHECER E IDENTIFICAR DIFERENTES SONS E RITMOS;
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO E O RACIOCÍNIO PARA COISAS ROTINEIRAS DO DIA-A-DIA;
  • DESENVOLVER OS SENTIDOS;
  • DESENVOLVER HABILIDADES FÍSICAS E MOTORAS;
  • RECONHECER PARTES DO CORPO;
  • REPRODUZIR SONS;
  • REALIZAR  PASSEIOS DE OBSERVAÇÃO;
  • ESTIMULAR SUA IMAGINAÇÃO E FANTASIA;
  • CRIAR LAÇOS AFETIVOS;
  • OUVIR E REPRODUZIR HISTÓRIAS;
  • EXPLORAR DIFERENTES MATERIAIS;
  • EXPRESSAR-SE ORALMENTE E ATRAVÉS DE CANÇÕES;
  • ESTIMULAR MOVIMENTOS DE COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DE COLAGEM, PINTURA, RASGADURA EM SUPERFÍCIES DIFERENTES;
  • IDENTIFICAR OBJETOS DE DIFERENTES TAMANHOS;
  • EXPLORAR DIFERENTES MATERIAIS;
  • ESTIMULAR AS SENSAÇÕES;
  • RECONHECER A IMPORTÃNCIA DAS ÁRVORES;
  • RESPEITAR AS FLORES NA NATUREZA;
  • REALIZAR ATIVIDADES REFERENTES AS DATAS EM QUESTÃO.
  • VALORIZAR CRENÇAS E RELIGIÕES;
  • COMEMORAR O DIA DA CRIANÇA;
  • DEGUSTAR DIFERENTES SABORES E ALIMENTOS.

PROPOSTA DE ATIVIDADES
  • RITMOS;
  • CANÇÕES;
  • DANÇAS;
  • HISTÓRIAS CONTADAS, DRAMATIZADAS E CRIADAS;
  • PRACINHA, CAIXA DE AREIA;
  • LIVROS E REVISTAS;
  • MINHOCÃO;
  • BRINQUEDOS, MOTOCAS;
  • CAIXA SURPRESA, FANTOCHES;
  • DESENHO, PINTURA E COLAGEM;
  • CANTIGAS DE RODA;
  • BOLAS, PNEUS, ARCOS;
  • RASGASDURA;
  • RODA CANTADA.
  • PINTURA COM DIVERSOS MATERIAIS EM DIVERSAS SUPERFÍCIES;
  • DVDS, CDS;
  • BALÕES;
  • MASSA DE MODELAR;
  • REVISTAS;
  • BLOCOS LÓGICOS;
  • ACERTAR BOLAS NA BOCA DO PALHAÇO;
  • CASINHA DE FANTOCHE;
  • CABANA COM COBERTORES;
  • TRAVESSEIROS, ALMOFADAS E URSOS.

SUBSÍDEOS
  • CDS E DVDS DA XUXA E PATATI PATATÁ; DIA-A-DIA DO  PROFESSOR
  • GÊNIOS DA FRALDA;   
  • BOAS MANEIRAS,  ALFABETIZANDO ATRAVÉS DA MÚSICA

EQUIPE DE TRABALHO DA EMEI TIA BENA
Roseleia Possebon de Moura
Olanda Kipper Elesbão
Silvana da Silva
Valquiria Sitó
Alaides Guariente

Nenhum comentário:

Postar um comentário