quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mostra de Projetos EMEI SANTA RITA- 2010



MOSTRA DE PROJETOS EMEI SANTA RITA-2010


PROJETO CANÇÕES E HISTÓRIAS


TURMA: Maternal B
TEMA: Canções e Histórias
PERÍODO: Março/Julho de 2010
TURMAS: Maternal A e B  e Berçário 

JUSTIFICATIVA

O lúdico no dia- a- dia escolar enriquece a prática educativa tornando-a muito mais interessante, motivadora e irrecusável.
As canções e histórias infantis na escola são uma alternativa para enriquecermos a prática diária. Fazendo com isso que os alunos sintam prazer em aprender.
Trabalhando desta maneira, nossos alunos desenvolverão a criatividade, atenção, a motivação, o pensar, o “esperar a sua vez”, a sociabilidade, a cooperação, a identificação das regras, o ato criador a coordenação motora, agilidade entre outros.
Por esses motivos os jogos as brincadeiras e canções, são recursos riquíssimos e devem ser usados em nossa prática docente.
Portanto o método lúdico no dia-a-dia das escolas enriquece a pratica tornado-a interessante, motivadora e investigativa.
Desta forma serão trabalhados temas comemorativos dos meses de março a julho entre outros conteúdos.

OBJETIVO GERAL
Incentivar a descoberta de novas histórias e canções através das rodinhas em sala, aprimorando a linguagem e a expressão verbal no cotidiano escolar.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
J Expressar–se verbalmente;
J Identificar-se como membro da família;
J Criar, reproduzir e narrar histórias;
J Desenvolver motricidade fina ampla;
J Conhecer seu corpo e cuidados com o mesmo;
J Estabelecer relação de diferença e semelhança;
J Observar mudanças na natureza;
J Explorar diferentes materiais;
J Expressar-se através de canções, teatro, imitação e dramatização;
J Desenvolver conhecimento lógico matemático;
JDesenvolver espírito de equipe;
J Reconhecer símbolos e histórias da páscoa;
J Identificar características físicas;
JIdentificar membros de família;
J Conhecer a história dos índios;
J Conhecer animais domésticos, selvagens;
J Aprender sobre a importância da copa do mundo;
J Respeitar as diferentes raças e etnias;
J Conhecer diferentes meios de transportes;

                                         PROJETO DIA DAS MÃES


TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!

DURAÇÃO: 2 SEMANAS.
TURMA: Pré A


JUSTIFICATIVA

 O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO GERAL
Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano; 
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães; 
· Conhecer e identificar diversas profissões;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

CONTEÚDOS

Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização.
. Música e ritmo;
. Socialização;


METODOLOGIA

. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões;
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
· Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.

CULMINÂNCIA: Festas em homenagem as mães.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a comunidade escolar.

PROJETO CONHECENDO MEU PAI

TURMA: Pré A.
TEMA: Conhecendo meu pai
PERÍODO: 04/08/2010 à 11/08/2010

JUSTIFICATIVA
            Sendo o segundo domingo de agosto o dia dos pais, tendo consciência da importância do pai e de toda família, com o objetivo maior de homenageá-lo através de lembrancinha neste dia especial, justifica-se este projeto.

OBJETIVOS
            @ Expressar-se através de canções;
            @ Desenvolver habilidades físicas e agilidades;
            @ Expressar-se através de canções, imitações de cenas, dramatizações de situações cotidianas;
@ Expressar-se através de desenhos de pessoas, objetos, cenas e situações;
@ Desenvolver motricidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade, etc.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES
            $ Recortes;
            $ Colagem;
            $ Jogos;
            $ Canções;
            $ Dinâmicas;
            $Confecções (chaveirinho);
            $ Leitura;
            $ Desenhos;

PROJETO FOLCLORE

         TURMA: Pré A.
         TEMA: Folclore
         PERÍODO: 12/08/2010 à  20/08/2010

           JUSTIFICATIVA
            O folclore é muito importante para o desenvolvimento do lúdico que fascina a criança e desperta o interesse pelas lendas, par - lendas, rodas cantadas, etc. Por ultrapassar gerações e incentivar a imaginação, justifica-se este projeto.

         OBJETIVOS
            @ Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
            @ Ouvir e transmitir pequenos recados;
            @ Expressar-se através de canções;
            @ Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
            @ Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias,     adivinhações, rodas cantadas);
            @ Explorar diferentes materiais (tintas, sucatas, giz de cera, lápis de cor...);
            @ Desenvolver motricidade vivenciando movimentos de recortes, colagem, pintura com pincel, desenhar, dobradura;
            @ Desenvolver motricidade ampla;
            @ Ouvir e interpretar;
            @ Desenvolver ritmo, socialização...

           PROPOSTA DE ATIVIDADES

            $ Conversações;
            $ Canções;
            $ Versos;
            $ Dinâmicas;
            $ Contar historinhas;
            $ Brincadeiras;
            $ Confecções com sucatas;
            $ Adivinhações;
            $ Passeio.

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO

TURMA: Pré A.
TEMA: Meios de comunicação
PERÍODO: 23/08/20101 à 27/08/2010

JUSTIFICATIVA
            A tecnologia vem sendo aprimorada a cada dia. A rapidez de informações é algo incrível, pois ficamos sabendo dos acontecimentos quase na mesma hora em que elas acontecem. A s pessoas se comunicam nos quatro cantos do planeta.
            Uma boa comunicação depende, além dos meios necessários, que saibamos nos expressar de forma clara e eficaz.
            Nesse sentido pretende-se desenvolver este projeto, proporcionando às crianças contato com diferentes meios de comunicação para que os peuqnos conheçam e aprendam a utilizá-los. Para isto acontecer, tentaremos desenvolver diferentes atividades  que desenvolvam as diversas áreas do conhecimento.

OBJETIVOS
            @ Expressar-se verbalmente e através de canções;
            @ Desenvolver raciocínio lógico, através de experiências do cotidiano;
            @ Identificar diferentes meios de comunicação e sua utilização;
            @ Vivenciar diferentes movimentos de coordenação motora através de recortes,       colagem, pintura, desenhos e criações com sucatas;
            @ Utilizar os meios de comunicação observando os cuidados necessários;
            @ Expressar-se através de canções;

PROPOSTA DE ATIVIDADES

            $ Desenhos;
            $ Brincadeiras;
            $ Conversações;
            $ Confecções (sucata);
            $ Filme;
            $ Questionamentos;


PROJETO CONHECENDO O NOSSO BRASIL

TURMA: Pré A.
TEMA: Conhecendo o nosso Brasil
PERÍODO: 31/08/2010 à 03/09/2010

JUSTIFICATIVA
            O seguinte projeto tem como finalidade proporcionar às crianças o sentido de patriotismo e o conceito de Pátria, fazendo com que eles cuidem do nosso meio ambiente, das nossas cidades e de tudo que tem no nosso país.
            O projeto vai dar oportunidades para as crianças conhecerem os símbolos do Brasil dando oportunidade de compreensão do significado da comemoração do “Sete de Setembro”.

OBJETIVOS
            @ Expressar-se verbalmente e através de canções;
            @ Desenvolver o raciocínio lógico;
            @ Vivenciar movimentos de coordenação motora através de recortes, colagens desenhos, mosaicos, brincadeiras...
            @ Desenvolver habilidades físicas, agilidade, motricidade fina e ampla, coordenação motora, atenção, destreza, cooperação, espírito de equipe;
            @ Reconhecer a bandeira do Brasil;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
            $ Desenhos;
            $ Mosaico;
            $ Brincadeiras;
            $ Músicas;
            $ Questionamentos;
            $ Leitura de Histórias;
            $ Recortes e colagens;
            $ Conversações;
            $ Desfile;


PROJETO DIA E NOITE

TURMA: Pré A.
TEMA: Dia e noite.
PERÍODO: 08/08 a 10/09.

JUSTIFICATIVA
            Acreditando ser importante para a orientação espaço-temporal das crianças trabalhar questões referentes sobre o dia e a noite, realiza-se o presente projeto com o objetivo de desenvolver através de atividades lúdicas, momentos de integração e descoberta.

Objetivos:
            @ Expressar-se através de teatro;
            @ Desenvolver atenção, observação e memória fazendo associações e interpretações;
            @ Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, giz de cera, lápis de cor...)
            @ Observar mudanças ocorridas na natureza durante o dia e durante a noite;
            @ Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
            @ Desenvolver a motricidade fina, movimentos de recorte, colagem, pintura com pincel, desenhar;
            @ Desenvolver hábitos de higiene;
            @ Expressar-se verbalmente;
            @ Expressar-se através de canções;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
            $ Questionamentos;
            $ Conversação;
            $ Desenhos;
            $ Teatro;
            $ Leitura de histórias;
            $ Brincadeiras;
            $ Canções;
            $ Sessão historiada;
            $ Jogos.


PROJETO SEMANA FARROUPILHA

TURMA: Pré A.
TEMA: Semana Farroupilha
PERÍODO: 13/09 a 17/09

JUSTIFICATIVA
            O presente projeto traz o estudo sobre a Semana Farroupilha e o dia do gaúcho. O projeto tem como propósito contribuir para que os alunos conheçam melhor os costumes do gaúcho, as suas vestimentas, seus alimentos e bebidas preferidas. Para que isso aconteça o projeto traz várias atividades para despertar o interesse e a curiosidade deles, fazendo com que obtenham sucesso em sua aprendizagem.

OBJETIVOS
            @ Expressar-se verbalmente e através de canções;
            @ Desenvolver raciocínio lógico;
            @ Expressar-se através de canções;
            @ Vivenciar movimentos de coordenação motora através de recortes, colagens, desenhos;
            @ Desenvolver habilidades físicas, agilidade, motricidade fina e ampla, noções de espaço e atenção;
            @ Reconhecer as vestimentas e os costumes;
            @ Participar ativamente da Semana Farroupilha;
            @ Reconhecer pontos de referência na comunidade;

Propostas de atividades:
            $ Desenhos;
            $ Recortes;
            $ Colagem;
            $ Brincadeiras;
            $ Jogos;
            $ Mosaico;
            $ Dança;
            $ Música;
            $ Conversação;


PERÍODO ESTAÇÕES DO ANO

TURMA: Pré A.
TEMA: Estações do ano;
PERÍODO: 21/09 a 24/09;

JUSTIFICATIVA
            O seguinte projeto tem como finalidade proporcionar às crianças o estudo das estações do ano, dando-lhes oportunidades de entenderem que no ano existem quatro estações, mostrando a diferença de cada uma.
            Para que isso aconteça serão feitas várias atividades para despertar o interesse e a curiosidade das crianças, fazendo com que detenham sucesso em sua aprendizagem.

OBJETIVOS
            @ Desenvolver o raciocínio lógico;
            @ Expressar-se através de canções;
            @ Vivenciar movimentos de coordenação motora através de recortes, colagens, desenhos, dobraduras;
            @ Desenvolver habilidades físicas, agilidade, motricidade fina e ampla;
            @ Desenvolver coordenação motora e atenção;
            @ Reconhecer as estações do ano;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
            $ Desenhos;
            $ Recortes;
            $ Colagens;
            $ Conversação;
            $ Dinâmicas;
            $ Canções;


PROJETO OS ESPAÇOS ONDE VIVEMOS

TURMA: Pré A
TEMA: Os espaços onde vivemos
PERÍODO: 27/09 a 05/10

JUSTIFICATIVA
            O seguinte projeto tem como finalidade proporcionar às crianças o estudo aos espaços onde as pessoas vivem, dando oportunidade de entender que existem dois espaços (rural e urbano), observando suas diferenças.
            Serão feitas várias atividades para despertar o interesse e a curiosidade das crianças,  fazendo que elas obtenham sucesso na aprendizagem.

OBJETIVOS
            @ Desenvolver raciocínio lógico;
            @ Vivenciar movimentos de coordenação motora através de recortes, colagens...
            @ Desenvolver esquema corporal;
            @ Explorar diferentes materiais (tintas, sucata, giz de cera, lápis de cor);
Obs: demais objetivos deste projeto são semelhantes aos citados anteriormente.

 PROPOSTA DE ATIVIDADES
            $ Questionamentos;
            $ Desenhos;
            $ Recortes;
            $ Colagens;
            $ Brincadeiras;
            $ Maquetes;
            $ Jogos;


PROJETO DIA DAS CRIANÇAS

TURMA: Pré A.
TEMA: Dia das crianças
PERÍODO: 06/10 a 0810.

JUSTIFICATIVA
            Este projeto tem como objetivo desenvolver o conhecimento lúdico da criança reconhecendo seu dia, momento este de grande importância para os pequenos, pois conceguimos homenageá-los.
            Para tanto, serão desenvolvidas atividades dinâmicas, brincadeiras, canções, entre outros.

OBJETIVOS
            @ Desenvolver raciocínio lógico;
            @ Expressar-se verbalmente e através de canções;
            @ Expressar movimentos de coordenação motora, através de recortes e colagens;
            @ Desenvolver habilidades físicas, agilidade, memorização e atenção;
            @ Reconhecer o dia da criança;
            @ Expressar-se através de histórias;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
            $ Desenhos;
            $ Recortes;
            $ Colagens;
            $ Músicas;
            $ Conversações;
Obs: demais objetivos deste projeto são semelhantes aos citados anteriormente;

Turma: Pré A.
Tema: Histórias, canções e brincadeiras.
Período: julho à dezembro.

JUSTIFICATIVA
            Trabalhar com canções na escola enriquece a prática pedagógica. A música aumenta a sensibilidade das crianças e a capacidade de concentração, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático.
            Nas histórias infantis encontra-se um mundo maravilhoso. O faz-de-conta, que ao mesmo tempo encanta com a fantasia e se reproduz na imaginação fértil das crianças, serve de referencial para a realidade que elas vivem. As histórias fascinam e atraem de tal forma que elas imaginam-se no papel dos personagens e, por isso, muitas vezes levam para a vida real as atitudes dos personagens fazendo uma leitura do seu próprio mundo.
            As brincadeiras proporcionam as crianças o desenvolvimento das capacidades cognitiva, motora, afetiva, ética, estética de relação interpessoal e de inserção social.
            O brincar espontâneo iniciado pela criança e o brincar dirigido, proporcionam o desenvolvimento e a aprendizagem, ou seja, as atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança.
            Por esses motivos citados, as canções, histórias e brincadeiras são recursos significativos e devem ser usados em nosso dia-a-dia das escolas enriquecendo a prática tornando-a interessante e motivadora, contribuindo assim para que os alunos construam de uma forma prazerosa.

OBJETIVO GERAL
            Descobrir a magia dos livros desenvolvendo progressivamente o hábito da leitura, utilizar as canções como meio de descoberta e reconhecimento da sensibilidade, da capacidade de concentração e do raciocínio lógico matemático; reconhecer progressivamente a importância e a magia das brincadeiras, desenvolvendo através das mesmas capacidades cognitivas, motoras, afetivas, sociabilidade, conquistando assim a autonomia e construindo a identidade de cada indivíduo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
            @ Desenvolver a linguagem, ampliando o vocabulário;
            @ Ouvir, interpretar, reproduzir e dramatizar histórias e canções;
            @ Expressar-se verbalmente comunicando-se com clareza;
            @ Reproduzir histórias e canções com seqüência lógica;
            @ Desenvolver a expressão corporal, o ritmo, a socialização e a cooperação;
            @ Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias...)
            @ Incentivar o gosto pela música;
            @ Reconhecer noções de espaço e tempo;
            @ Desenvolver a atenção, observação, concentração e memória;
            @ Desenvolver a coordenação motora fina e ampla;
            @ Estabelecer noções de semelhança e diferença;
            @ Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações nas quais houver necessidade;
            @ Explorar diferentes materiais: argila, massa de modelar, sucata...
            @ Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
            @ Reconhecer dias da semana e meses do ano;
            @ Reconhecer formas, cores, tamanho, posições, quantidade, textura...
            @ Despertar a imaginação e a criatividade;
            @ Proporcionar atividades nas quais as crianças sintam-se a vontade para demonstrar suas emoções e necessidades;
            @ Desenvolver a motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem com argila e massa de modelar, desenhar...
            @ Desenvolver a motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade,                destreza, freio inibitório, etc;
            @ Expressar-se através de brincadeiras variadas na sala e no pátio;
            @ Homenagear a criança como ser em desenvolvimento;
            @ Homenagear o professor como ser importante em nossa vida;
            @ Desenvolver nas crianças valores, afetividade e sentimentos, contribuindo assim para a formação social da criança;
            @ Refletir e reconhecer a importância do amigo em nossa vida;
            @ Reconhecer  importância e o valor da amizade da vovó em nossa vida;

PROPOSTA DE ATIVIDADES
            $ Rodas de conversa;
            $ Desenhos;
            $ Painéis;
            $ Pintura, recorte e colagem;
            $ Histórias, canções e bricadeiras (diariamente);
            $ Maquete;
            $ Pintura com tinta têmpera, giz de cera derretido;
            $ CDs e DVDs (histórias e canções);
            $ Modelagem de docinhos (“negrinho” e “branquinho”);
            $ Pique-nique (em homenagem a criança);
            $ Recreação no parque da FEJAO;
            $ Construção com massa de modelar e argila;
            $ Festa a fantasia ( Dia da criança e Dia do professor);
            $ Festa do dia das bruxas (HALLOWEEN);
            $ Passeio até a Casa da Cultura para contação de histórias;
            $ Ornamentação da sala de aula para o dia das bruxas;
            $ Construção de bichos de sucata (aranha, cobras, lagartos, etc);
            $ Máscaras;
            $ Dobraduras;
            $ Pulseiras;
            $ Confecção de flores de gomas;
            $ Confecção de cartões;
PROJETO NOSSA ESCOLA MINHA CASA


TEMA: Nossa Escola Minha Casa
PERÍODO: Agosto à dezembro
TURMAS: Maternal  A e B e Berçário


JUSTIFICATIVA

Devido à chegada do segundo semestre dando continuidade ao nosso trabalho observamos certo desgaste nas crianças em função do dia-a-dia. Então proporcionar oferecendo uma semana de recreação saindo um pouco da nossa rotina.
Iremos proporcionar atividades diversificadas para renovar as energias e após daremos inicio as atividades de acordo com os objetivos da escola.
Desta forma, elaborou-se o segundo projeto com o intuito de resgatar a motivação, interesse e a afetividade em todas as turmas.

OBS: O projeto será desenvolvido de acordo com a faixa etária da turma.


OBJETIVO GERAL

Realizar atividades que proporcione maior interesse, que estabeleçam harmonia, cooperação, respeito, afetividade, além de incentivar a criatividade, a autonomia e o prazer de estar no grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
*      Expressar-se verbalmente;
*      Criar, reproduzir histórias, com ou sem livros;
*      Valorizar a nossa pátria;
*      Reconhecer nossos costumes e tradições (gaúcho);
*      Reconhecer bandeira do Brasil;
*      Desenvolver motricidade fina (recorte, colagem, rasgadura, pintura, modelagem, etc.).
*      Desenvolver motricidade ampla;
*      Estabelecer relação de semelhança e diferença;
*      Observar mudanças ocorridas na natureza;
*      Expressarem-se através de canções, teatro, imitações, dramatizações;
*      Explorar diferentes materiais ( tinta, sucata, giz de cera, lápis de cor ...);
*      Conhecer meios de transportes;
*      Reconhecer meios de comunicação;
*      Conhecer o verdadeiro significado do natal, seus símbolos;
*      Explorar os aspectos físicos da água;
*      Desenvolver raciocínio lógico matemático, espírito de equipe organização, atenção e memória;
*      Reconhecer as cores, formas e tamanhos;
*       Perceber diferença entre o dia e a noite;
*      Desenvolver hábitos de higiene;
*      Respeitar regras de convivência;
*      Participar das festividades da escola;

EQUIPE DE TRABALHO EMEI SANTA RITA
Santina Teresinha dos Santos Todendi
Marlene Melo da Silva
Daiane Lidiane Ziemann
Joceli Borges Carlotto
Adriana da Silva Cursino
Fabiane Limberger
Sonimar Rosângela Hermes
Marlusa Dornelles
Joara Waide
Santa Joceli Gomes
Cristiane Zago

Nenhum comentário:

Postar um comentário