quinta-feira, 14 de julho de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLA SEOMAR MAINARDI - Bairro Rio Branco

 

DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ  nível A

ADAPTAÇÃO
Período: 28/02 a 09/03/11
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedades, insegurança, angústias, medos, dúvidas em pais e alunos. Considerando esse momento muito importante e fundamental, desenvolverei um trabalho que facilite a transição do AMBIENTE FAMILIAR ao AMBIENTE ESCOLAR, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar do educando;
- Acolher e integrar o indivíduo a dinâmica do grupo;
- Proporcionar atividades que permitam que as crianças e os pais conheçam e interajam entre si;
  - Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas, idéias que facilitem esse momento de separação e conquistas;
- Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através de vivências e experiências;
- Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a criatividade;
- Desenvolver a linguagem, ampliando o vocabulário;
- Explorar diferentes materiais;
- Proporcionar atividades nas quais as crianças sintam-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Desenvolver o ritmo;
- Incentivar o gosto pela música;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla;
- Desenvolver atitudes de cuidado, organização e preservação dos materiais e da escola.

Propostas de atividades
- Roda de conversa;
- Trabalhar com canções, jogos e brincadeiras diversas;
- Utilização de  materiais diversos;
- Rodas cantadas;
- Dança;
- Modelagem com massa de modelar, argila;
- Histórias infantis;
- Desenhos com giz;
- Pintura com tinta têmpera  (construção com argila);
- Docinhos (branquinhos e negrinhos);
- Pique-nique;
- Carnaval;
- Passeio pela escola para conhecer as dependências da mesma.
- Conversação informal sobre o passeio pela escola.
Obs: Na visitação a biblioteca, será contada uma história para as crianças;
- Uma criança será escolhida, através de sorteio, para escolher o livro de história a qual, irei contar aos mesmos.
- Interpretação:  Construção  de um desenho sobre o passeio pela escola.




IDENTIDADE
Justificativa
As crianças pensam no mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Acreditando nisso, realiza-se o presente projeto, que tem como intuito facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando no processo inicial de escolarização, o reconhecimento pela criança da sua própria história de vida e aceitação do outro.
Objetivos:
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Reproduzir histórias com sequência lógica;
- Desenvolver a expressão corporal, através de músicas e mímicas;
- Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;
- Desenvolver a motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e lateralidade;
- Familiarizar a escrita do nome próprio e dos colegas, através de jogos e atividades lúdicas;
- Desenvolver atenção, agilidade, velocidade, força, raciocínio lógico e noção de espaço;
- Despertar a atenção e a criatividade;
- Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
- Reconhecer e explorar diferentes partes do corpo;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses do ano;
- Observar o ciclo de vida de pessoas e plantas;
- Conhecer os números e sua sequência;
- Desenvolver a linguagem, ampliando o vocabulário, oportunizando a auto-correção da pronúncia, descrição de cenas e fatos;
- Reconhecer formas, cores e tamanhos a partir de situações concretas;
- Proporcionar atividades nas quais as crianças sintam-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Desenvolver o ritmo;
- Incentivar o gesto pela música;
- Desenvolver a socialização;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver atitudes de cuidado, organização e preservação dos materiais e da escola;
- Proporcionar um melhor conhecimento do ambiente escolar.
Proposta de atividade
- Trabalhar canções como parte da rotina;
- Apresentar a nova rotina a ser seguida e os cartazes;
- Confecção de crachás;
- Atividades lúdicas para a familiarização da escrita  do seu nome;
- Rodas de conversa;
- Dinâmica da caixa com espelho;
- Organização de um mural de fotografias dos alunos fazendo um cartaz com a linha do tempo;




CIRCO
Justificativa: Acreditando ser importante proporcionar às crianças o contato com o mundo mágico do circo, bem como reconhecer os profissionais que nele trabalham, como um meio de despertar a imaginação e a alegria no ambiente  escolar, justifica-se o presente projeto.
E era assim, eu era assim. (As meninas deverão fazer de conta que estão se maquiando).
Quando eu era homem, homem.
Eu era assim, eu era assim. (Os meninos deverão imitar como se estivessem dirigindo um carro).
Quando eu era velhinha.
Era assim, eu era assim. (As meninas deverão caminhar corcundas e de bengala).
Convidarei então aos alunos para se medirem para analisarem a altura que eles tem agora e perceber o quanto eles cresceram desde quando eram bebês e até o momento. Farei a medição em um cartaz e farei  a marcação do nome de cada um na medida correspondente.
Serão feitas análises de quem é o mais alto da turma e quem é o mais baixo, também mostrando a altura de cada um marcada no cartaz.




COZINHEIRO
Material: 01 lenço e 01 giz
Desenvolvimento: a Professora iniciará sendo a cozinheira – será traçado no chão um circulo para cada criança (que serão os ingredientes).
Objetivos:
- Despertar a expressão corporal;
- Desenvolver a habilidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e lateralidade;
- Despertar a imaginação e a criatividade;
- Expressar-se verbalmente comunicando-se com clareza;
- Reconhecer e explorar  diferentes partes do corpo;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Distinguir maior e menor;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses do ano;
- Reconhecer formas, cores e tamanhos a partir de situações concretas;
- Proporcionar atividades nas quais as crianças sitam-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Desenvolver o ritmo;
- Expressar-se através de canções e dramatizações;
- Desenvolver a socialização e a cooperação;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a resistência respiratória;
- Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, lápis de cor, ...);
- Utilizar contagem oral nas brincadeiras;
- Valorizar o circo;
- Conhecer os profissionais do circo;
- Distinguir direita e esquerda;
- Construir as regras de convivência;
- Identificar a estação outono e suas características.

Proposta de atividade
- Construção de um palhaço de TNT e colocações dos órgãos dos sentidos (sucata);
- Trabalhar canções, histórias;
- Rodas de conversa;
- Proporcionar a o contato das crianças com um palhaço;
- Atividades com balões;
- Pintura dos rostos;
- Show de calouros – apresentações artísticas livre;
- Dinâmica da pipoca;
- Contar histórias: O Aniversário do Palhaço;
- Construção de maquete;
- Pintura de palhaço feito de sucata, colocação dos órgãos dos sentidos (recorte e colagem EVA);
- Recreação;
- Construção das regras de convivência (desenhos);
- Construção de mini-painéis  sobre o outono (desenho e colagem de folhas secas).
- Saco surpresa com o CD (Brincar de Circo – XUXA). Um aluno será sortiado para abrir o saco.
- O sorteio será da seguinte forma: Terá um saco com vários objetos entre eles um nariz de palhaço. Os alunos fecharão os olhos e colocarão a mão dentro do saco. Quem pegar o nariz de palhaço abrirá o saco (CD Xuxa).
- Interpretação da canção;




CONHECENDO MEU CORPO
Justificativa
Acreditando ser importante o reconhecimento do seu corpo, bem como saber identificar as partes que o compõe, tornando-os crianças conscientes de si mesmas, de seus semelhantes, identificando-se como um ser social.

Objetivos:
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;
- Desenvolver a motricidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e lateralidade;
- Desenvolver a atenção, raciocínio lógico e noção de espaço;
- despertar a imaginação e a criatividade;
Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
- Reconhecer e explorar diferentes partes do corpo;
- Desenvolver percepções através dos sentidos;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Distinguir maior e menos, grosso e fino;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses doa no;
- Reconhecer formas, cores e tamanhos a partir de situações concretas;
- Desenvolver o ritmo;
- Expressar-se através de canções e dramatizações;
- Desenvolver a socialização e a cooperação;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a resistência respiratória;
- Explorar diferentes materiais (recorte e colagem, rasgadura, lápis de cor, tinta, massa de modelar);
- Utilizar contagem nas brincadeiras;
- Distinguir direita e esquerda;
- Explorar, reconhecer e reproduzir diferentes sons produzidos pelo corpo e instrumentos, identificando sua origem;
- Discriminar estímulos visuais, gustativos, olfativos e auditivos;
- Organizar objetos, observando atributos cor, tamanho, espessura, forma, quantidade, classificando;
- Reconhecer a importância do corpo e suas funções;
- Distinguir diferentes texturas, sabores e odores, sons;
- Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções;




LIVRO INFANTIL E MONTEIRO LOBATO
Justificativa:
Mais que dever da escola é uma obrigação o uso de livros de literatura infantil como recurso pedagógico. Uma das marcas da Literatura Infantil Brasileira foi Monteiro Lobato, que conseguiu verdadeiras façanhas com suas obras, contando a história do mundo, tornando-a divertida e atraente para os pequenos.
Objetivos Específicos:
- Homenagear Monteiro Lobato, Pai da Literatura Infantil;
- Valorizar o dia Nacional do Livro Infantil;
- Familiarizar-se com livros infantis;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla.




CIRCUITO DO SACI
Objetivos:
- Pular num pé só;
- Pegar o cachimbo do Saci, colocar na boca e sair correndo;
- Colocar a carapuça do Saci Pererê e correr pelo sítio dando risadas.




 ÍNDIO
Justificativa:
Trabalhar o Índio na Educação infantil é fascinante. Deve mostrar as crianças que o povo indígena foi o primeiro a povoar nosso país, contribuindo assim para a sua formação. Mesmo sabendo das mudanças ocorridas ao longo da história do nosso Brasil, a cultura indígena continua ainda muito presente nos dias de hoje com seus traços marcantes.
Por conseguinte, valoriza-se este Projeto acreditando  ser importante proporcionar oportunidades para que as crianças possam  conhecer e aprender a valorizar a cultura indígena, adquirindo também bons hábitos alimentares assim como o costume deste povo.
Objetivos:
- Desenvolver expressão corporal;
- Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;
- Despertar a imaginação;
- Trabalhar a criatividade e a interação social;
- Expressar-se verbalmente comunicando-se com clareza;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses do ano;
- desenvolver o ritmo;
- expressar-se através de canções e dramatizações;
- desenvolver a socialização e a cooperação;
- Desenvolver a motricidade fina;
- utilizar a contagem oral nas brincadeiras;
- Conhecer e valorizar as manifestações indígenas como danças, alimentação...;
- valorizar a presença indígena e sua fundamental contribuição para a história do Brasil e para a preservação da natureza;
- Aplicar os conhecimentos;
- Identificar semelhanças e diferenças no habitat, vestuário, instrumentos musicais dos índios;
- Diferenciar diferentes tipos de moradias;
- Reconhecer as formas de trabalho realizado pelos índios;
- Desenvolver a motricidade ampla, agilidade;
- Diferenciar diferentes tipos de moradias;
- desenvolver atenção, observação e memória, fazendo associações e interpretações;
- Explorar diferentes materiais (tinta, sucata, penas, massa de modelar).

Atividades
- Confecção de uma oca gigante com sucata;
- Rodas de conversa;
- Confeccionar cocar e colares;
- Trabalhar diferentes canções sobre o Índio, dramatizações;
- Pintar o rosto das crianças;
- Confeccionar maquete de uma aldeia indígena;
- Recreação;
- História – Indiozinho Havita.

 


 PÁSCOA
Justificativa:
O presente Projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato com uma das tradições que é a Páscoa, proporcionando as crianças o entendimento (o vivenciar) e o significado espiritual da Páscoa.
Objetivos:
- Desenvolver a motricidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e lateralidade;
- Desenvolver a atenção, agilidade, velocidade, raciocínio lógico e noção de espaço;
- despertar a imaginação e a criatividade;
- expressar-se verbalmente comunicando-se com clareza;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses do ano;
- Reconhecer formas, cores, tamanhos e quantidade a partir de situações concretas;
- Proporcionar atividades nas quais as crianças sintam-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Desenvolver o ritmo;
- Observar mudanças ocorridas na natureza, identificando as estações do ano e suas características;
- Expressar-se através de canções e dramatizações;
- desenvolver a socialização e a cooperação;
- Desenvolver a motricidade fina, movimentos de colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel;
- Explorar sucata;
- Utilizar contagem oral nas brincadeiras;
- Conhecer o significado da Páscoa, levando mais em conta o espiritual do que o comercial.
Atividades:
Apresentações, canções, dramatizações, jogos, ornamentação, confecção de painel, ninhos, maquete, visita da coelha na escola, hora do conto.




ALIMENTAÇÃO
Justificativa:
Os alimentos são muito importantes para todas as pessoas. Eles ajudam no crescimento, bom funcionamento do corpo, evitando muitas doenças. Uma boa alimentação não significa quantidade e sim qualidade. Ela deve conter frutas, alimentos variados, verduras cruas e legumes. Deve evitar doces, frituras, massas e refrigerantes. Sendo assim cabe ao educador mostrar à criança a importância dos alimentos e fazer com que esta adquira hábitos alimentares saudáveis de uma maneira lúdica e prazerosa.
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordem;
- Desenvolver a expressão do corpo;
- Desenvolver a motricidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e lateralidade;
- Desenvolver atenção, raciocínio lógico e noção de espaço;
- Despertar imaginação e a criatividade;
- Expressa-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses do ano;
- Desenvolver o ritmo;
- Expressar-se através de canções e dramatizações;
- Desenvolver a socialização e a cooperação;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Utilizar a contagem oral nas brincadeiras;
- Desenvolver as percepções: tátil, gustativa, olfativa e visual;
- Reconhecer formas, cores, tamanhos, texturas;
- Explorar diferentes materiais (massa de modelar, tinta...)
- Propiciar aos alunos o desenvolvimento de uma postura consciente em relação aos seus hábitos alimentares;
- Fazer com que os alunos estabeleçam relações entre os alimentos e suas diferentes origens na natureza;
- Conhecer os alimentos que ingerimos para assim construir uma alimentação balanceada;
- Resolver problemas simples através de situações concretas que envolvam idéias de juntar e acrescentar e subtrair.




MÃES
Justificativa:
O dia das mães é uma data especial, que sempre deverá ser lembrada, pois o dia das mães é todo dia, desde o amanhecer até o final da noite. Todas as mães devem ser  reconhecidas pelo seu trabalho, dedicação e amor com sua família e do seu lar, pois as palavras para tudo isso são poucas.
Justifica-se esse Projeto como sendo uma maneira de homenagear o dia das mães, por ser uma data muito importante que jamais deve ser esquecida e reconhecer o papel de mãe na relação do seu amor com seu filho, com o companheiro  e no seu lar.
Objetivos:
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;
- Desenvolver motricidade fina através de pintura, recorte, colagem...;
- desenvolver a motricidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e a lateralidade;
- Desenvolver a atenção, raciocínio lógico e noção de espaço;
- Despertar a imaginação e a criatividade;
- expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer dias da semana e meses do ano;
- Desenvolver o ritmo;
- expressar-se através de canções e dramatizações;
- Desenvolver a socialização e a cooperação;
- explorar diferentes materiais (recorte, colagem, lápis de cor, pincel, tinta, canetinha);
- utilizar contagem oral nas brincadeiras;
- Refletir sobre a importância da nossa  mãe;
- Reconhecer diferentes profissões, suas funções e importância.
Atividades:
Canções, confecção  de vaso com sucata, plantio de flor para as mães; dobradura, carimbos, tintas, cartaz, brincadeiras no pátio, construção de cartão, confecção de cartaz, gráfico, painel, dramatizações,.




SEM HIGIENE NÃO HÁ SAÚDE
Justificativa:
Hábitos de higiene devem ser formados na criança desde pequena com o auxílio das familiares e de maneira lúdica, contribuindo assim, para que tenham uma boa saúde corporal.
A criança deve perceber que seu corpo merece um carinho especial e que a higiene e a saúde são formas de demonstrar isto. Cabe ao professor, orientar as crianças sobre a importância da higiene com o corpo, passando a ser o mediador entre a criança e a família, incentivando a prática desses hábitos.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades de ouvir e seguir ordens;
- Despertar a imaginação e a criatividade;
- reconhecer espaços temporais (ontem, hoje, amanhã);
- Reconhecer os dias da semana e os meses do anos;
- Desenvolver o ritmo;
- Desenvolver a socialização e a cooperação;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a motricidade ampla, através de atividades de equilíbrio, agilidade, freio inibitório e lateralidade;
- Explorar diferentes materiais (massa de modelar, tinta, giz de cera, lápis de cor...);
- Reconhecer maior e menor;
- Observar o próprio corpo e cada uma das suas partes;
- Distinguir direita e esquerda;
- Distinguir cores;
- estimular a concentração e a atenção;
- identificar as partes do corpo;
- Identificar as partes do rosto;
- Valorizar o seu corpo;
- Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene corporal para uma vida saudável;
- Adquirir noções fundamentais sobre higiene;
- Realizar atividades diárias de higiene;
- estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos;
- Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, etc;
- desenvolver hábitos de higiene;
- Desenvolver a motricidade ampla, equilíbrio e agilidade;
Atividades:
Jogos, brincadeiras, canções, dinâmicas, histórias, desenhos, construção de mini-painéis, dramatização de poemas, construção de painel coletivo e de jogos, palestra com a dentista, construção de porta escova dental, de dentes felizes e tristes, passeio a uma horta, entrevista, plantio de hortaliças na horta da escola.

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