PROJETO
CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS
INTRODUÇÃO:
Leitura é fundamental para o ser
humano, todos deveriam ler para conhecer mais. O livro é uma ótima fonte de
conhecimento até mesmo para os que ainda não sabem ler. No mês de abril
comemora-se o dia do livro e outras duas datas que merecem ser trabalhadas
devido a sua importância: o dia do índio e o descobrimento do Brasil.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com historias permite as
crianças a viajar pelo mundo, por isso que o livro é importante. Dentro deles
encontramos diversas histórias reais e fictícias por isso durante este mês será
trabalhado e enfatizado costumes
indígenas e alguns fatos do descobrimento do Brasil.
OBJETIVOS:
- Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza; considerando a faixa etária;
- Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
- Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas
- Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas; descrevendo descrição de cenas, pessoas, objetos e fatos;
- Desenvolver linguagem, ampliando o vocabulário, mediando autocorreção da pronúncia, articulação e concordância das palavras em conversas informais,
- Reconhecer diferentes gêneros textuais (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas, receitas);
- Desenvolver habilidade de ouvir, compreender e executar ordem;
- Diferenciar imagem, desenho e escrita;
- Ampliar o raciocínio através da atenção e observação fazendo associações e interpretações a cerca de situações cotidianas;
- Explorar diferentes texturas (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
- Desenvolver motricidade fina e ampla;
- Estabelecer a organização espacial e temporal;
- Conhecer e explorar objetos considerando diferentes atributos (cor, tamanho, espessura, forma, quantidade, textura, sabor, odor, som, ou peso);
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças nas diversas situações do cotidiano;
- Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de material concreto;
- Desenvolver lateralidade e motricidade ampla e fina, através de equilíbrio, agilidade, destreza, força e freio inibitório;
- Realizar atividades físicas, jogos, brincadeiras, danças e movimento;
- Expressar-se através de dramatização, por meio de jogos teatrais dramáticos, por meio de jogos teatrais e simbólicos;
- Conhecer e explorar a linguagem utilizada na linguagem gráfica (cartaz, imagem, mural, panfletos, fotografias dentre outras).
- Participar em jogos, brincadeiras e dramatizações que envolvam a dança, a improvisação e a expressão, associadas a diferentes percepções sonoras e ritmos;
- Despertar o gosto e o prazer pela música;
- Conhecer símbolos nacionais.
ATIVIDADES:
·
Contação de histórias;
·
Colagem de papel picado;
·
Colagem de palitos de fósforos;
·
Confecção de objetos indígenas;
·
Músicas infantis;
·
Confecção de painéis;
·
Realização de passeios;
·
Desenhos livres e orientados;
·
Contagem de histórias por parte dos alunos;
·
Brincadeiras antigas;
·
Conhecimento de alimentação indígena;
·
Rodas de conversas;
·
Observação de mapas, bandeira e outros
símbolos nacionais.
CONFECÇÃO DE CHAMADINHA MATERNAL B
DESENHO O ÍNDIO MATERNAL A
CONFECÇÃO DE COLAR DO ÍNDIO MATERNAL B
ATIVIDADE MÚSICA 1, 2, 3... INDIOZINHOS...
IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO...
IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO...
PRÉ A
Nenhum comentário:
Postar um comentário