terça-feira, 16 de abril de 2013

EMEI TITICO REALIZA PROJETO CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS.

PROJETO CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

INTRODUÇÃO:

            Leitura é fundamental para o ser humano, todos deveriam ler para conhecer mais. O livro é uma ótima fonte de conhecimento até mesmo para os que ainda não sabem ler. No mês de abril comemora-se o dia do livro e outras duas datas que merecem ser trabalhadas devido a sua importância: o dia do índio e o descobrimento do Brasil.

JUSTIFICATIVA:

            Trabalhar com historias permite as crianças a viajar pelo mundo, por isso que o livro é importante. Dentro deles encontramos diversas histórias reais e fictícias por isso durante este mês será trabalhado e enfatizado costumes  indígenas e alguns fatos do descobrimento do Brasil.

OBJETIVOS:


  •    Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza; considerando a faixa etária;
  •     Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
  •   Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas
  •   Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas; descrevendo descrição de cenas, pessoas, objetos e fatos;
  •      Desenvolver linguagem, ampliando o vocabulário, mediando autocorreção da pronúncia, articulação e concordância das palavras em conversas informais,
  •       Reconhecer diferentes gêneros textuais (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas, receitas);
  •    Desenvolver habilidade de ouvir, compreender e executar ordem;
  •     Diferenciar imagem, desenho e escrita;
  •     Ampliar o raciocínio através da atenção e observação fazendo associações e interpretações a cerca de situações cotidianas;
  •   Explorar diferentes texturas (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
  •    Desenvolver motricidade fina e ampla;
  •    Estabelecer a organização espacial e temporal;
  •  Conhecer e explorar objetos considerando diferentes atributos (cor, tamanho, espessura, forma, quantidade, textura, sabor, odor, som, ou peso);
  • Estabelecer relação de semelhanças e diferenças nas diversas situações do cotidiano;
  •   Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de material concreto;
  • Desenvolver lateralidade e motricidade ampla e fina, através de equilíbrio, agilidade, destreza, força e freio inibitório;
  •  Realizar atividades físicas, jogos, brincadeiras, danças e movimento;
  •  Expressar-se através de dramatização, por meio de jogos teatrais dramáticos, por meio de jogos teatrais e simbólicos;
  •  Conhecer e explorar a linguagem utilizada na linguagem gráfica (cartaz, imagem, mural, panfletos, fotografias dentre outras).
  •   Participar em jogos, brincadeiras e dramatizações que envolvam a dança, a improvisação e a expressão, associadas a diferentes percepções sonoras e ritmos;
  •  Despertar o gosto e o prazer pela música;
  •    Conhecer símbolos nacionais.


ATIVIDADES:

·         Contação de histórias;
·         Colagem de papel picado;
·         Colagem de palitos de fósforos;
·         Confecção de objetos indígenas;
·         Músicas infantis;
·         Confecção de painéis;
·         Realização de passeios;
·         Desenhos livres e orientados;
·         Contagem de histórias por parte dos alunos;
·         Brincadeiras antigas;
·         Conhecimento de alimentação indígena;
·         Rodas de conversas;
·         Observação de mapas, bandeira e outros símbolos nacionais.
 CONFECÇÃO DE CHAMADINHA MATERNAL B

 DESENHO O ÍNDIO MATERNAL A


 CONFECÇÃO DE COLAR DO ÍNDIO MATERNAL B




ATIVIDADE MÚSICA 1, 2, 3... INDIOZINHOS...
IAM NAVEGANDO  PELO RIO ABAIXO...
PRÉ A

Nenhum comentário:

Postar um comentário