PROJETO “OS ANIMAIS”
JUSTIFICATIVA:
Os animais estão presentes no cotidiano das crianças, às
vezes como animal de estimação, outras vezes como desenhos animados, histórias
e jogos, por isso é importante que as crianças aprofundem seus
conhecimentos em relação a eles e seu
habitat diferenciando-os em suas mais variadas espécies e utilidades.
OBJETIVOS:
- · Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais
- · Desenvolver a criatividade, desenvolvimento lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, a percepção auditiva e visual das crianças;
- · Promover o desenvolvimento da linguagem, através das interações entre criança e educadoras;
- · Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais ( respeito, proteção, valorização)
- · Estimular a fantasia, imaginação e afetividade;
- · Definir as características de diferentes animais;
- · Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos);
- · Comparar diversos tipos de animais através da observação;
- · Saber identificar animais domésticos e selvagens, aquáticos, terrestres e aéreos e o habitat dos animais;
- · Desenvolver atividades lúdicas;
- · Elaborar cartazes e painéis;
- · Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
- · Organizar-se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
- · Reconhecer o alimento necessário ou preferido da vários animais.
- · Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
- · Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
- · Ouvir e transmitir pequenos recados;
- · Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas;
- · Reconhecer diferentes modalidades de linguagem (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas);
- · Reconhecer a escrita do nome, próprio e dos colegas, através de jogos, atividades lúdicas e palavras do contexto;
- · Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
- · Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
- · Produzir livremente desenhos;
- · Organizar objetos observando atributos de cor, tamanho, espessura, forma, quantidade, textura, sabor, odor, som, ou peso;
- Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
- Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade.
ATIVIDADES:
·
Brincadeiras;
·
Contagem oral;
·
Reconhecimento de letras;
·
Jogos;
·
Observações de animais;
·
Caracterização de animais;
·
Mimícas;
·
Músicas;
·
Leitura de histórias;
·
Desenhos livres e dirigidos;
·
Recorte;
·
Colagem;
·
Pintura com lápis de cor, giz de cera e
tinta.
·
Decoração do espaço da sala de aula e EMEI;
·
Enfatização dos animais do halloween;
·
Caracterização de diferentes animais;
·
Cantigas de rodas;
·
Poemas;
·
Rodas de conversas;
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário