segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Projeto EMEI TITICO




A CULTURA E SUAS SENSAÇÕES


INTRODUÇÃO
Durante o mês de setembro há muitas comemorações importantes para as nossas vidas e também mudanças climáticas que são visíveis por isso que o projeto abrange diferentes tipos de conhecimentos essenciais para as crianças. Tanto a Independência do Brasil como a Revolução Farroupilha são datas históricas que merecem o nosso respeito e admiração.
         No decorrer do mês de setembro percebemos que o frio do inverno já foi embora e o calor do verão ainda não chegou, mas em compensação as árvores estão brotando e as flores aparecendo. É necessário que as crianças diferenciem as estações do ano pelas suas principais característica e as sensações que elas trazem para o nosso corpo.

JUSTIFICATIVA
         Este projeto foi desenvolvido para que as crianças valorizem datas históricas que fazem parte da nossa cultura. Também é necessário que as crianças compreendam as diferentes sensações que o corpo sente durante cada estação do ano. 

OBJETIVOS:
·               Valorizar as datas comemorativas;
·               Identificar as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul;
·               Perceber a importância da independência do Brasil para os brasileiros;
·               Perceber que todas as pessoas são diferentes;
·               Realizar atividades com recorte, colagem e pintura;
·               Expressar-se oralmente;
·               Participar do Desfile Cívico demonstrando respeito pelo país;
·               Identificar diferentes sensações térmicas;
·               Vestir-se adequadamente conforme a temperatura;
·               Ouvir musica tradicional gaúcha;
·               Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza;
·               Criar, reproduzir e narrar histórias com sequencia lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
·               Ouvir e transmitir pequenos recados;
·               Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas;
·               Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas;
·               Desenvolver linguagem, ampliando o vocabulário, oportunizando autocorreção da pronúncia, articulação e concordância das palavras em conversas informais, descrição de cenas, pessoas, objetos e fatos;
·               Reconhecer diferentes modalidades de linguagem;
·               Reconhecer a escrita do nome, próprio e dos colegas, através de jogos, atividades lúdicas e palavras do contexto;
·               Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordem;
·               Expressar-se através de desenho de pessoas, objetos, cenas e situações;
·               Produzir livremente desenhos e escrita;
·               Desenvolver motricidade fina vivenciando movimentos de recorte, colagem, rasgadura de papel, pintura com pincel e a dedo, modelagem, dobradura, enfiar contas, alinhavar, riscar, desenhar;
·               Construir objetos e maquetes com material de sucata;
·               Explorar, reconhecer e reproduzir diferentes sons produzidos pelo corpo, natureza, instrumentos, diferentes ruídos sonoros, identificando sua origem;
·               Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade, destreza, freio inibitório, lateralidade;
·               Organizar objetos observando atributos de cor, tamanho, espessura, forma, quantidade, textura, sabor, odor, som, ou peso;
·               Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;
·               Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de situações concretas;
·               Resolver problemas simples através de situações concretas;
·               Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade;
·               Desenvolver percepções através dos sentidos;
·               Observar mudanças ocorridas na natureza identificando as estações do ano e suas características;
·               Reconhecer dias da semana e meses do ano;
·               Participar de festividades da Escola e da Comunidade;
·               Reconhecer hábitos dos gaúchos;
·               Reconhecer Bandeira do Brasil. 

ATIVIDADES
·               Confecção de cartazes;
·               Pintura recorte e colagem;
·               Reconhecimento de bandeiras;
·               Confecção de murais;
·               Contagem de objetos;
·               Dinâmicas de reconhecimento de diferentes temperaturas;
·               Desenhos livres;
·               Leitura de historias e lendas;
·               Reconhecimentos de cores e formas;
·               Reconhecimento de letras;
·               Jogos e brincadeiras;
·               Confecção de quebra-cabeças;
·               Reconhecimento da vestimenta adequada para cada temperatura;
·               Dobradura;
·               Roda de conversas;
·               Reconhecimento da vestimenta tradicional gaúcha;
·               Apreciação de música gaúcha;
·               Roda de chimarrão;
·               Danças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário