segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROJETOS DOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DA TIA BENA

PROJETO DE TRABALHO
TEMA: HOMENAGEANDO NOSSA PÁTRIA, O GAÚCHO E A CHEGADA DA PRIMAVERA
PERÍODO: 01 A 30 DE SETEMBRO DE 2011
TURMA: MATERNAL B
PROFESSORA(MONITORA): ELIZETE ROSA
JUSTIFICATIVA: Com o objetivo de fazê-los sentir parte integrante e importante de nossa Pátria, conhecendo hábitos, costumes, vestimenta e cultura do povo gaúcho, herdado de nossos antepassados em culminância com a chegada da primavera fez-se o presente projeto.
OBJETIVOS:
• Estimular a linguagem e a criatividade através de histórias usando a imaginação;
• Expressar-se verbalmente e fisicamente através de canções e atividades físicas;
• Participar de brincadeiras recreativas e orientadas com integração das turmas;
• Trabalhar o dividir, emprestar e compartilhar;
• Desenvolver expressão oral e corporal;
• Desenvolver habilidades físicas, coordenação motora, equilíbrio e atenção através de jogos e brincadeiras;
• Trabalhar lateralidade e freio inibitório;
• Ouvir, compreender e reproduzir histórias;
• Relatar fatos cotidianos, explorando os sentidos;
• Manusear materiais impressos;
• Explorar diferentes movimentos corporais;
• Explorar o próprio corpo, experimentando diferentes movimentos;
• Estimular diferentes formas de deslocamento no espaço;
• Realizar atividades de esquema corporal;
• Realizar contagem oral;
• Compreender o significado dos festejos da semana da Pátria e do Dia do Gaúcho;
• Conhecer hábitos, costumes e vestimenta do gaúcho;
• Trabalhar a semana do trânsito;
• Comemorar o dia da Árvore e início da Primavera, ressaltando a importância delas em nossa vida;
• Agradecer a Deus pela nossa Pátria e tudo que nela existe;
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
• Histórias, canções e dramatizações através de gravuras, dedoches, casa de fantoches, livros infantis, CDs e DVDs e passeios;
• Atividades dirigidas na sala e pátio com desenho, pintura, recorte, colagem, bolas, cordas, bambolês, pneus, arcos, aros, canos de cimento, canos de cimento, pracinha e caixa de areia;
• Caixa surpresa, peças de encaixar, circuito sensório motor, brinquedos variados, bolas de sabão, balões, quebra-cabeça, jogos, cantigas de roda, motocas, minhocão e passeios;
• Massa de modelar, argila e mímicas no espelho;
• Confecção de cartaz sobre o Gaúcho, árvore e primavera;
• Canções gauchescas, danças e roda de chimarrão;
• Plantio de flores no pátio da Emei e observação das diferentes tipos de árvores e flores existentes;
• Observação dos vários tipos de transportes incluindo a do gaúcho;
SUBSÍDEOS:

• Viagem pelo saber;
• CDs e DVDs;
• Baú do Professor;
• Livro Canta e Dança;
• Coleção Infantil de histórias Infantis;
• Coleção de livros de lendas folclóricas;




PROJETO DE TRABALHO

TEMA: A CRIANÇA NO MUNDO DAS CORES E DAS COMUNICAÇÕES.
PERÍODO: 01 A 31 DE OUTUBRO DE 2011
TURMA: PRÉ A
PROFESSORA (MONITORA): OLANDA AZÉLIA KIPPER
JUSTIFICATIVA: Sabendo-se que toda criança é curiosa, comunicativa e investigativa, querendo sempre saber o porquê das coisas, a razão dos acontecimentos, nós educadoras temos o dever de responder, mostrar e justificar seus anseios, dúvidas e questionamentos. Com este intuito elaborei este projeto com atividades diferentes e criativas, provocando-as com misturas de cores que se transformam como mágica num piscar de olhos e enriquecendo seu saber através dos meios de comunicação já que são comunicativos e expressivos por natureza.
OBJETIVOS:
• Identificar-se como parte integrante do grupo;
• Expressar-se verbalmente com clareza e fisicamente através de canções e atividades físicas;
• Estimular a linguagem ampliando seu vocabulário e a criatividade através de histórias usando a imaginação;
• Participar de brincadeiras recreativas e orientadas com integração das turmas;
• Trabalhar o dividir, emprestar e compartilhar;
• Desenvolver habilidades físicas, coordenação motora ampla, agilidade, destreza, atenção e equilíbrio e atenção;
• Relatar fatos cotidianos;
• Manusear materiais impressos;
• Explorar diferentes posturas e movimentos;
• Aumentar a capacidade de atenção e concentração;
• Reconhecer espaços temporais;
• Desenvolver a percepção através dos sentidos;
• Desenvolver motricidade fina e ampla;
• Reconhecer formas, cores, quantidade e tamanhos diferentes;
• Identificar e explorar os sentidos através de atividades práticas e concretas;
• Diferenciar desenho e escrita;
• Desenvolver atenção, atenção e memória fazendo associação e interpretação;
• Organizar objetos observando atributos de cor, tamanho, espessura, forma, quantidade e textura;
• Desenvolver percepção através dos sentidos;
• Estabelecer relação de diferença e semelhança;
• Observar mudanças climáticas distinguindo estações do ano;
• Classificar, seriar, organizar e conservar objetos em relação a cor, forma, tamanho e espessura;
• Reconhecer meios de comunicação e sua importância;
• Compreender a importância de ser criança;
• Trabalhar as cores em diversas situações;
• Fazer associação das cores existentes ao nosso redor (casa, escola, brinquedos, natureza...)
• Desenvolver atenção e percepção em mistura da tintas e cores variadas;
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
• Histórias, canções e dramatizações através de gravuras, dedoches, casa de fantoches, livros infantis, teatro, CDs e DVDs;
• Atividades dirigidas na sala e pátio com desenho, pintura, recorte, colagem, argila, massa de modelar, bolas, cordas, bambolês, pneus, arcos, aros, canos de cimento, pracinha e caixa de areia;
• Caixa surpresa, peças de encaixar, circuito sensório motor, brinquedos variados, bolas de sabão, balões, quebra-cabeça, jogos, cantigas de roda, motocas, minhocão, espelho, passeios, alinhavo, equilibrista maluco, trilha de pés e mãos de EVA, Cds e Dvds infantis;
• Ornamentação da sala para homenageá-las;
• Confraternização , festa e entrega dos presentes;
• Entrega da merenda na West Coast;
SUBSÍDEOS:
• CDs e DVDs de músicas, canções, história s e filmes infantis;
• Projetos escolares de Educação Infantil (127);
• Revista Ciência Hoje (239)
• Revista Pátio Educação Infantil ( 337);
• Coleção de LIVROS DA BIBLIOTECA DA EMEI
• Nosso Amiguinho Junior (139, 144, 294, 234, 156, 290, 321);
• Coleção Uni Duni Tê (74);
• Novos caminhos (04);

Nenhum comentário:

Postar um comentário