quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO DOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DA EMEI TIA BENA


PROJETO DE TRABALHO

TEMA: TRABALHANDO A DIVERSIDADE COM O DIA DOS PAIS, SOLDADO, FOLCLÓRE E AS PROFISSÕES
PERÍODO: 01 A 31 DE AGOSTO   DE 2011
TURMA: PRÉ A
PROFESSORA (MONITORA): OLANDA AZÉLIA KIPPER
JUSTIFICATIVA: Com o intuito de valorizar as diferentes profissões, o nosso folclore e o Dia dos Pais que através de seu trabalho se torna importante e digno de respeito e admiração desenvolvo este projeto.
OBJETIVOS:      
  • Identificar-se como parte integrante do grupo;
  • Criar regras de convivência;
  • Expressar-se verbalmente com clareza e fisicamente através de canções e atividades físicas;
  • Estimular a linguagem  ampliando seu vocabulário e a criatividade através de histórias usando a imaginação;
  • Participar de brincadeiras recreativas e orientadas com integração das turmas;
  • Trabalhar o dividir, emprestar e compartilhar;
  • Desenvolver habilidades físicas, coordenação motora ampla, agilidade, destreza, atenção e equilíbrio e atenção;
  • Relatar fatos cotidianos;
  • Manusear materiais impressos;
  • Explorar diferentes posturas e movimentos;
  • Aumentar a capacidade de atenção e concentração;
  • Reconhecer espaços temporais;
  • Desenvolver a percepção através dos sentidos;
  • Reconhecer dias da semana e meses do ano;
  • Desenvolver motricidade fina e ampla;
  • Reconhecer formas, cores, quantidade e tamanhos diferentes;
  • Construir objetos com sucatas;
  • Identificar e explorar os sentidos através de atividades práticas e concretas;
  • Estimular a audição através de sons;
  • Diferenciar desenho e escrita;
  • Desenvolver atenção, atenção e memória fazendo associação e interpretação;
  • Organizar objetos observando atributos de cor, tamanho, espessura, forma, quantidade e textura;
  • Desenvolver  percepção através dos sentidos;
  • Estabelecer relação de diferença e semelhança;
  • Familiarizar-se com símbolos escritos, observando rótulos, placas, cartazes, entre outros;
  • Observar mudanças climáticas distinguindo estações do ano;
  • Reconhecer espaços temporais;
  • Reconhecer e valorizar as profissões;
  • Observar pontos de referência na comunidade escolar;
  • Valorizar nosso folclore ( histórias, mitos, lendas, crenças e religiões.
  • PROPOSTA DE ATIVIDADES:
  • Histórias, canções e dramatizações através de gravuras, dedoches, casa de fantoches, livros infantis, teatro, CDs e DVDs;
  • Atividades dirigidas na sala e pátio com desenho, pintura, recorte, colagem, argila, massa de modelar, bolas, cordas, bambolês, pneus, arcos, aros, canos de cimento, canos de cimento, pracinha e caixa de areia;
  • Caixa surpresa, peças de encaixar, circuito sensório motor, brinquedos variados, bolas de sabão, balões, quebra-cabeça, jogos, cantigas de roda, motocas, minhocão, alinhavo espelho, passeios, Cds e Dvds infantis;
  • Cabra-cega, olhos vendados,
  • Confecção de livrinhos, painel e cartões
  • Visita a brigada militar e palestra com soldado;
 SUBSÍDEOS:
  • CDs e DVDs de músicas, canções, história s e filmes infantis;
  • Projetos escolares 127
  • Rainha dos Apóstolos 157 e 348
  •  Novos Caminhos Linguagem e Movimentos, Música e Artes Visuais;
  • Coleção nosso Folclore
  • Nosso Amiguinho Junior – 139;
  • Pátio Educação Infantil 284
                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário